Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/100057
Título: Virtuoso – Gestão de equipamentos e serviços virtualizados
Autor: Cabaço, Pedro Miguel Pinheiro
Orientador: Simões, Paulo
Palavras-chave: Internet Protocol Television; Remote Desktop; Remote Desktop Protocol; Remote Desktop Services; Remote management of Set-Top Box; Set-Top Box; Virtualization; Virtualized Set-Top Box
Data: 12-Jul-2012
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O projecto Virtuoso resulta de um consórcio entre a PT Inovação e a Universidade de Coimbra. Em anos anteriores este projecto produziu já resultados significativos na vertente de segurança em redes de acesso de banda larga e ambientes multisserviço (internet, voz, IPTV, VoD, etc.) e no desenvolvimento de plataformas de gestão baseadas na norma TR-069 do Broadband Forum, para utilização em servidores de configuração e gestão remota de equipamentos (routers, access points, set-top boxes, entre outros). Com este projecto pretendeu-se assim dar seguimento ao trabalho já desenvolvido, explorando o potencial da virtualização de infra-estruturas e equipamentos em ambientes de banda larga geridos pelos operadores, em dois pontos em concreto. São eles as Set-Top Boxes thin-client e as plataformas de ambiente de trabalho remoto. Relativamente às STBs thin-client, é proposto neste documento um modelo baseado neste cenário (com a integração do protocolo de gestão remota CWMP [1]) capaz de suportar, pelo menos, as mesmas funcionalidades que as actuais STBs possuem. Este é assim um importante passo para o que se espera num futuro próximo. Ou seja, o completo desaparecimento das STBs e sua substituição por um equipamento simples e passivo, integrando os interfaces necessários para os sinais de áudio/vídeo e a interacção com o utilizador. Neste documento é apresentado também um estudo sobre algumas das mais conhecidas plataformas de ambiente de trabalho remoto e é também apresentado ao leitor um conjunto de testes realizados às mesmas de modo a aferir até que ponto a largura de banda e a latência existente na rede podem prejudicar a interacção do utilizador com o seu ambiente de trabalho localizado remotamente.
Descrição: Relatório Final de Estágio do Mestrado em Engenharia Informática apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/100057
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Virtuoso_PedroMiguelPinheiroCabaço.pdf1.83 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

256
Visto em 23/abr/2024

Downloads

135
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.