Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/100057
Title: Virtuoso – Gestão de equipamentos e serviços virtualizados
Authors: Cabaço, Pedro Miguel Pinheiro
Orientador: Simões, Paulo
Keywords: Internet Protocol Television; Remote Desktop; Remote Desktop Protocol; Remote Desktop Services; Remote management of Set-Top Box; Set-Top Box; Virtualization; Virtualized Set-Top Box
Issue Date: 12-Jul-2012
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O projecto Virtuoso resulta de um consórcio entre a PT Inovação e a Universidade de Coimbra. Em anos anteriores este projecto produziu já resultados significativos na vertente de segurança em redes de acesso de banda larga e ambientes multisserviço (internet, voz, IPTV, VoD, etc.) e no desenvolvimento de plataformas de gestão baseadas na norma TR-069 do Broadband Forum, para utilização em servidores de configuração e gestão remota de equipamentos (routers, access points, set-top boxes, entre outros). Com este projecto pretendeu-se assim dar seguimento ao trabalho já desenvolvido, explorando o potencial da virtualização de infra-estruturas e equipamentos em ambientes de banda larga geridos pelos operadores, em dois pontos em concreto. São eles as Set-Top Boxes thin-client e as plataformas de ambiente de trabalho remoto. Relativamente às STBs thin-client, é proposto neste documento um modelo baseado neste cenário (com a integração do protocolo de gestão remota CWMP [1]) capaz de suportar, pelo menos, as mesmas funcionalidades que as actuais STBs possuem. Este é assim um importante passo para o que se espera num futuro próximo. Ou seja, o completo desaparecimento das STBs e sua substituição por um equipamento simples e passivo, integrando os interfaces necessários para os sinais de áudio/vídeo e a interacção com o utilizador. Neste documento é apresentado também um estudo sobre algumas das mais conhecidas plataformas de ambiente de trabalho remoto e é também apresentado ao leitor um conjunto de testes realizados às mesmas de modo a aferir até que ponto a largura de banda e a latência existente na rede podem prejudicar a interacção do utilizador com o seu ambiente de trabalho localizado remotamente.
Description: Relatório Final de Estágio do Mestrado em Engenharia Informática apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/100057
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Virtuoso_PedroMiguelPinheiroCabaço.pdf1.83 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

37
checked on Aug 5, 2022

Download(s)

16
checked on Aug 5, 2022

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.