Depositar a partir do CiênciaVitae

CiênciaVitae é a plataforma nacional de gestão curricular e insere-se no ecossistema de gestão de ciência do PTCRIS. Nesta medida, garante-se a integração da rede RCAAP com os outros sistemas do mesmo ecossistema, nomeadamente o CiênciaVitae.

Com a integração plena do repositório institucional Estudo Geral e da plataforma CiênciaVitae, um utilizador do CiênciaVitae tem a possibilidade de importar para o seu CV, as produções depositadas no repositório. Tem também a possibilidade de depositar no repositório, as produções registadas no seu CiênciaVitae, que ainda não se encontrem depositadas. O processo de depósito no Estudo Geral termina com a sua validação pelo gestor do repositório.

Esta integração permite, por conseguinte, a comunicação em ambos os sentidos.

Como condição prévia ao acesso a esta funcionalidade é necessário que o utilizador tenha declarado afiliações no preenchimento do seu percurso profissional. Para um utilizador do CV poder enviar depósitos para o Estudo Geral, terá de declarar previamente a sua afiliação na “UNIVERSIDADE DE COIMBRA”, na secção do CV “PERCURSO PROFISSIONAL”.

A escolha da opção “DEPOSITAR” a partir de um registo da área funcional "PRODUÇÕES" no CiênciaVitae dá origem ao processo de depósito, constituído por 6 ações.

  1. Escolha do repositório de destino: é apresentada uma lista de repositórios de acordo com a afiliação do utilizador. Se o utilizador declarou, por exemplo, no seu percurso profissional afiliações à Universidade do Algarve e à Universidade de Coimbra, apenas serão apresentados os repositórios dessas instituições.
  1. Escolha da coleção de destino: haverá apenas uma coleção para alojar os depósitos vindos do CiênciaVitae. Caberá ao gestor do repositório, nas tarefas de validação, mover a produção para a coleção apropriada.
  1. Seleção do tipo de acesso ao documento e carregamento do(s) ficheiro(s) com o texto integral para anexar ao depósito, com o tamanho máximo de 50 Mb.
  1. Seleção do projeto: a escolha do projeto, se estiver associado à produção que está a depositar, é feita através de uma caixa de pesquisa que tem como fonte de dados os projetos que o utilizador declarou previamente durante a criação do seu CV.
  1. Licença de depósito – este passo mostra ao utilizador a licença de depósito, associada ao repositório de destino, com a qual o utilizador deverá concordar e aceitar.
  1. Resumo e conclusão: no último passo do depósito, o utilizador tem a possibilidade de rever e, eventualmente corrigir, toda a informação introduzida nos passos anteriores. Se tudo estiver correto, deverá acionar o botão “CONCLUIR DEPÓSITO”

O processo termina com uma mensagem de aceitação do depósito e a indicação de que o seu depósito será validado pelo gestor do Estudo Geral antes de ficar disponível publicamente. Refere, ainda, que o depositante será notificado por e-mail, após a validação.

Uma vez aprovado o depósito, o processo fica concluído, sendo-lhe atribuído um identificador e passando a constar a informação “DEPOSITADO” junto do registo da produção depositada. Para qualquer questão relacionada com este processo, por favor utilize o endereço helpdesk_sibuc@ci.uc.pt.