Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/99998
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero Turma do 12º 3A no ano letivo de 2019/2020
Other Titles: A intervenção pedagógica do professor de educação física: estudo comparativo da perspetiva do professor, do aluno e do professor orientador
Authors: Sousa, Manuel José Miragaia
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Keywords: Educação Física; Estágio Pedagógico; Reflexão; Perceção; Intervenção Pedagógica; Physical Education; Teacher Training; Reflection; Perception;; Pedagogical Intervention
Issue Date: Jun-2020
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente relatório revela o processo de trabalho desenvolvido no decorrer do Estágio Pedagógico, culminando numa aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo da nossa formação académica, sendo desta vez aplicado num contexto de prática real da Educação Física supervisionada, onde adquirimos conhecimentos teóricos e práticos que nos irão possibilitar ser futuros docentes na área da Educação Física capacitados, representando assim a conclusão do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, sendo que o mesmo foi desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero, junto da turma 3A do 12º ano de escolaridade do curso Cientifico-Humanístico da área de Economia, no decorrer do ano letivo de 2019/2020. O seguinte documento tem como objetivo refletir e expor todas as intenções e decisões tomadas ao longo do Estágio Pedagógico, sendo elas positivas ou negativas, descrevendo as fases de planeamento, realização e avaliação das práticas, seguindo o objetivo de conseguir aumentar e desenvolver as competências dos nossos alunos, apresentando a melhor qualidade no processo de ensino e aprendizagem possível. Assim sendo, este documento apresenta três capítulos relacionados com contextos diferentes. O primeiro capítulo consiste na caracterização do contexto da prática pedagógica, envolvendo a escola, os alunos e ainda os professores. O segundo capítulo está dividido em 4 áreas: as atividades de ensino e aprendizagem, as atividades de gestão e organização escolar, os projetos e parcerias educativas e ainda a atitude ético-profissional. O terceiro e último capítulo será dedicado ao estudo de investigação, desenvolvido no decurso do ano letivo, acerca da perceção dos alunos, professor-estagiário e professor-orientador sobre a nossa intervenção pedagógica.
This report reveals the work process developed during the Teacher Training, culminating in an application of the knowledge acquired throughout our academic training, this time being applied in a context of real supervised Physical Education practice, where we acquire theoretical and practical knowledge that will enable future teachers in the area of Physical Education to be trained, thus representing the completion of the Master in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra, the same being developed at the School Secondary school of Avelar Brotero, with class 3A of the 12th year of schooling of the Scientific-Humanistic course in the field of Economics, during the academic year 2019/2020. The following document aims to reflect and expose all intentions and decisions taken during the Teacher Training, whether positive or negative, describing the stages of planning, carrying out and evaluating practices, following the objective of being able to increase and develop the skills of the students. our students, presenting the best quality in the teaching and learning process possible. Therefore, this document presents three chapters related to different contexts. The first chapter consists of characterizing the context of the pedagogical practice, involving the school, the students and even the teachers. The second chapter is divided into 4 areas: teaching and learning activities, school management and organization activities, educational projects and partnerships and also the ethical-professional attitude. The third and last chapter will be dedicated to the research study, developed throughout the school year, about the perception of students, teacher-trainee and teacher-advisor about our pedagogical intervention.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/99998
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
Rel_Estg1920_Manuel_Sousa.pdf.pdf1.86 MBAdobe PDFEmbargo Access    Request a copy
Show full item record

Page view(s)

23
checked on Aug 5, 2022

Download(s)

2
checked on Aug 5, 2022

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.