Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/99992
Title: Estudo de Instabilidade de Taludes na Área da Baía de Santo António – Benguela (Angola).
Authors: Cavela, José Jerónimo
Orientador: Saraiva, António
Keywords: Instabilidade de talude; Ordenamento do território; Susceptibilidade; Deslizamento; instability of the land; Territory planning; susceptibility and sliding
Issue Date: 2013
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Esta dissertação apresenta o estudo de um conjunto de taludes urbanos instáveis nas imediações da cidade de Benguela e localizados na zona da Baia do Santo António, onde a via de comunicação e algumas residências são afectadas pelos movimentos. O presente trabalho, baseou-se fundamental em observações sistemática de campo, procurou-se como primeira abordagem alguns processos naturais e antrópicos que configuram nas situações de instabilidade de talude, chamando assim atenção sociedade, as autoridades quer Nacional e Provincial na importância para a necessidade de inclusão do estudo destes processos nas políticas de ordenamento do território à escala local. Durante períodos chuvosos, esta zona se enquadra nas áreas susceptíveis de risco de escorregamento. Este talude representativo da maioria dos taludes presentes na área foi escolhido para a execução de um estudo de caracterização e análise de sua estabilidade. Foi observado que, as acções antrópicas, associadas às características geológicas desfavoráveis dos terrenos, são as principais causas dos escorregamentos. O terreno caracteriza-se por encostas bem inclinadas, constituídas por um tipo de litologia como argilas, calcários, gesso, margas e padrões de estratificação, aberturas e escarpas, são elementos predisponentes à instabilidade, reconhece-se na área vários tipos de processos: deslizamento rotacional, deslizamento transnacional, queda de blocos, desnivelamento do talude por erosão diferencial, basculamento ou “toppling”, desabamento e fluxo. A identificação e a caracterização das instabilidades permitirão a sua mitigação, prevenção e monitorização, facto que poderá contribuir para um melhor planeamento e ordenamento, bem como para incentivar o investimento na área turística, de modo a promover o desenvolvimento socioeconómico da área estudada. A elaboração da cartografia de instabilidades de taludes ou vertentes deve ter em conta os seguintes aspectos: a litologia, a fracturação, os processos geomorfológicos, a existência de formações superficiais, o declive, a rede hidrográfica, os registos de instabilidades e a presença dos métodos de estabilização. O trabalho efectuado é constituído por seis capítulos: No capítulo I apresenta-se uma introdução ao trabalho, descreve-se o enquadramento geográfico e definem-se a tipologia urbana, a acção antrópica na área urbana de Benguela, descrevendo-se ainda os objectivos gerais e específicos que constituíram a linha condutora da investigação; No capítulo II efectua-se uma caracterização física, geomorfológica e geológica da área de estudo; No capítulo III estabelecem-se considerações sobre a instabilidade de taludes e vertentes; No capítulo IV abordam-se as metodologias da investigação utilizadas no estudo das instabilidades de taludes e vertentes; No capítulo V faz-se o estudo de instabilidade e análise dos movimentos de taludes e vertentes; No capítulo VI apresentam-se as conclusões e recomendações do estudo desenvolvido. Sendo assim, o trabalho realizado pode contribuir para um melhor ordenamento do território nas áreas urbanas do Benguela e para uma minimização dos danos ambientais e humanos associados aos problemas de instabilidade de vertentes. Para além da análise da estabilidade dos taludes, procedeu-se à definição de medidas de estabilização, designadamente preventivas ou correctivas, de modo a que se verifique um aumento das condições de segurança na via de comunicação adjacente aos taludes estudados e a diminuição das situações de risco para os utentes da estrada. Com o desenvolvimento da região e de Angola em geral, existe a necessidade de remodelar as vias de comunicação de modo a evitar acidentes relacionados com os desmoronamentos, deslizamentos e quedas de blocos.
This dissertation presents the study of an unstable urban land in Bengali’s city, located in the zone of Santo Antonio’s stall, where the communication system and some residences are affected by movements. This work was based fundamentally in systematic observations of the field. It was sought as the first approach of some natural and anthropic processes that configure in the situations of the land instabilities, calling the society, local and national authorities attention as granted to the inclusion of the study of these processes in the policy of tidying the territory on into the local scale. During the rainy periods, this zone is framed as the risk one. This representative land of the most lands in the area was chosen as an object of study aimed to characterize and analyze its stability. It was observed that the anthropic actions related to the geological characteristics of the lands are the principal causes of the sliding. The land is characterized by hillsides which are constituted by lithology kinds such as: clay, limestone, plaster and stratification partners, openings and scarps which in turn are devoted as the causes for the instabilities. It is recognized in the area of several types of processes such as: sliding rotational, sliding translational, falls and blocks for inclination of the land for erosion, toppling, tumbling and flow. The identification and the characterization of the instabilities will give place the mitigation, prevention and control and that will provide a great contribution to a better planning and controlling as well as to motivate the investments in the tourist area in order to promote the socioeconomic development of the studied area. The elaboration of the cartography of the lands instabilities or slops should have into account the following aspects: lithology, breaking, the geomorphological processes, and the existence of superficial formations, the slop, the hydrographical net, the instabilities and the presence of the methods of the stabilization. This research paper is divided into six chapters. The first one is about the introduction of the work itself. In here the geographical framing and the urban typology are described; the geographical risks and the anthropic actions are defined on into Benguela’s area; still in this chapter, the specifics and general aims for this research paper are described; In chapter two we take a look at physical, geomorphological and geological characteristics of the study area; Chapter three deals with some valuable considerations about the lands and slops; As to chapter 4, we talk about the methodological instruments used for conducting the research paper ongoing; In chapter 5 we look at studying the instabilities and analyze of the lands movements and slops; This chapter, namely the sixth, deals with the conclusions and recommendations of the developed study. However, these works provides a valuable contribution for the best planning of the territory in the urban area of Benguela and minimize the environmental and human worries related to the problems of instabilities and slops. Apart from analyzing the stabilities of the lands, some preventive measures are taking ahead in order to verify the increase of safety’s communication for the studied lands and as a consequence the decrease of the risks situation for the users of the highway. With the development of the area and of Angola in general there is a need of remodeling the roads to avoid accidents related with collapses, sliding and fall of blocks.
Description: Dissertação de Mestrado em Geociências, Ambiente e Ordenamento, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/99992
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Ciências da Terra - Teses de Mestrado

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