Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/99962
Title: Identificação de áreas para implantação de um aterro sanitário no Lobito-Angola
Authors: Gomes, Josias Kuyala
Orientador: Castilho, Ana
Pita, Fernando Antunes Gaspar
Keywords: Resíduos Sólidos Urbanos; Aterro Sanitário; SIG; Restrições; Municipal Solid Waste; Landfill; GIS; Restrains
Issue Date: Oct-2013
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Actualmente, os resíduos sólidos urbanos constituem uma das principais preocupações para as entidades responsáveis pela sua gestão, devido ao aumento da sua produção, resultante do crescimento da população e de uma sociedade cada vez mais consumista. No Lobito os resíduos sólidos urbanos são depositados em uma lixeira. Sabemos que as lixeiras são potenciais focos de doenças de poluição e contaminação, pois as águas da chuva, juntamente com as escorrências naturais dos resíduos (lixiviados), podem infiltrar-se no solo e poluir os aquíferos de água subterrânea e as massas de água superficial. Uma das soluções para eliminar esses impactes passa pela deposição correcta dos resíduos, em aterros sanitários devidamente construídos e explorados. Embora um aterro sanitário seja uma instalação confinada, com revestimento para impedir a fuga dos lixiviados ou dos gases, que podem resultar na contaminação do meio circundante, a possível degradação do revestimento torna prudente e necessária uma escolha criteriosa do local para construção de um aterro. Este local deve possuir características naturais que forneçam uma protecção natural, caso o revestimento não funcione. Assim, a escolha adequada de locais para a implantação de aterros sanitários é fundamental para garantir a integridade do meio ambiente e o bem-estar das populações. A localização deste tipo de infra-estrutura é condicionada por um vasto e conjunto de constrangimentos legais, ambientais e socioeconómicos. Salientam-se os factores antrópicos, como a existência de áreas habitacionais, zonas industriais, infraestruturas, captações de água e áreas classificadas; e os factores naturais como os factores geológicos, hidrogeológicos, hidrológicos e geomorfológicos. É ainda primordial para a exploração de um aterro a sua distância aos principais centros produtores de resíduos. Aliando esses factores às técnicas de geoprocessamento, é possível a selecção de áreas aceitáveis para a implantação de um aterro sanitário. Neste trabalho usa-se uma metodologia, baseada em restrições geográficas e índices numéricos, em ambiente SIG, para a identificação de potenciais locais para a instalação de aterro sanitário no Lobito.
Currently, municipal solid waste are a source of problems for the authorities responsible for its management, due to the increase of the production resulting from the population growth and an increasingly consumerist society. In Lobito, the solid waste management is provided by two private companies, the Ambiáfrica and the Envirobac, where the first covers the urban area and the second the peripheral areas. However, the waste collected is sent to the dump. A dump is a potential outbreak of disease, pollution and contamination. Rainwater, along with the natural runoff and lixiviates, seeps into the ground and pollute ground water and surface water. These impacts can be minimized with proper disposal in landfills. The choice of suitable sites for landfills is critical to ensure the integrity of the environment and the well-being of the populations. The location of this type of infrastructure is constrained by physical, environmental and socio-economic factors. Combining these factors with geoprocessing techniques, it is possible to select suitable areas for the establishment of a landfill. This work uses a methodology, based on geographical restrictions and numerical indices, in a GIS environment, to identify potential sites for the installation of landfill in Lobito.
Description: Dissertação de Mestrado em Geociências, Ambiente e Ordenamento, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/99962
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Ciências da Terra - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tesecompleta_JosiasGomes.pdf2.74 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

21
checked on Aug 12, 2022

Download(s)

5
checked on Aug 12, 2022

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.