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https://hdl.handle.net/10316/99887
Title: | Desenvolvimento e ensaio de motores e variadores electrónicos de velocidade de alto rendimento | Other Titles: | Estudo do nível de tensão que maximiza o rendimento em regime permanente de motores trifásicos de indução e de ímanes permanentes controlados por variadores electrónicos de velocidade | Authors: | Filipe, Luís Miguel Duarte Magalhães | Orientador: | Almeida, Aníbal Traça de Ferreira, Fernando José Teixeira Estêvão |
Keywords: | Controlo escalar; rendimento máximo; tensão óptima; motores de ímanes permanentes de arranque directo; motores de indução; Scalar control; maximum efficiency; optimum voltage; line-start permanent magnet motor; induction motor | Issue Date: | Feb-2012 | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | Actualmente, na indústria dos países desenvolvidos, um oitavo (12,5%) dos motores são accionados por variadores electrónicos de velocidade. Neste trabalho, foi investigada a tensão/frequência óptima, que maximiza o rendimento para determinados pontos de carga. Esse estudo foi efectuado nos motores de alto rendimento de indução com gaiola de esquilo, e nos motores de ímanes permanentes com gaiola de esquilo auxiliar para arranque directo. Neste contexto, são apresentadas conclusões baseadas nos resultados experimentais obtidos para três motores de diferentes classes de rendimento, dois de indução (classe IE2 e IE3) e um de ímanes permanentes (classe IE4). Nowadays, in developed country’s industry, one eight (12,5%) of all motors are driven by variable speed drives. In this work the optimal voltage, which maximizes the performance for several load levels, was investigated for two high efficiency types of motors, induction with squirrel cage rotor and line start permanent magnet. In this context, conclusions are presented based on experimental results, obtained for three different efficiency classed motors, two induction motors (class IE2 and IE3) and one with permanent magnets (class IE4) |
Description: | Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/99887 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FCTUC Eng.Electrotécnica - Teses de Mestrado |
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