Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99830
Title: Neurohome - Sistema de treino cognitivo e monitorização de doenças neurodegenerativas
Authors: Malhão, Alexandre Franciskovitch Ferreira 
Orientador: Castelo Branco, Miguel de Sá e Sousa
Carvalho, Paulo Fernando Pereira de
Keywords: Demência,; diagnóstico; doença de Alzheimer; doenças neurodegenerativas; memória; memória tridimensional; orientação espacial; prevenção; realidade virtual; treino cognitivo
Issue Date: 31-Aug-2012
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Nos dias que correm, assistimos a um envelhecimento generalizado da população mundial. Com este, aumenta também, de forma significativa, o número de portadores de doenças neurodegenerativas (das quais a mais comum é a Doença de Alzheimer). Um dos aspectos a ter em conta, é o facto deste tipo de doentes necessitar de um acompanhamento rigoroso e especializado, o que se traduz num grande encargo, não só financeiro mas também temporal, para os cuidadores e para os órgãos administrativos do país onde este reside. Apesar dos esforços realizados, maioritariamente pela comunidade científica, para que seja possível retardar o início e progressão destas doenças, ainda não foi possível encontrar uma cura para esta, no entanto, se estas forem detectadas a tempo, poderá ser possível travar, significativamente, a sua progressão. Apesar de já existirem algumas plataformas de treino cognitivo, nenhuma delas aborda o problema das doenças neurodegenerativas de uma forma específica com recurso a técnicas e tecnologias mais personalizadas, visto que não é feito um treino baseado em tarefas do dia-a-dia (como cozinha e fazer compras no supermercado). Este estágio foi visionado para projectar e desenvolver um sistema com a finalidade de treino cognitivo e posterior monitorização para indivíduos susceptíveis ou portadores de doenças neurodegenerativas. Através desta, pensa-se que é possível melhorar a qualidade de vida do paciente assim como a do cuidador (i.e., responsável pelo acompanhamento do paciente). Além desta funcionalidade, o sistema permite o treino das capacidades cognitivas, com recurso a um ambiente de Realidade Virtual, de uma forma lúdica e imperceptível. O acompanhamento do estado do paciente, por parte de um clínico, é disponibilizado através de uma plataforma online, com todos os dados da sua actividade registados, que permite o tratamento e apresentação destes para posterior análise.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/99830
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese Alexandre Malhão.pdf7 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

99
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

54
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.