Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99759
Title: O ano internacional do planeta terra e os manuais escolares de geologia do 10º e 11º anos de escolaridade
Authors: Pacheco, Maria Alzira Soares
Orientador: Henriques, Maria Helena Paiva
Keywords: Educação para Desenvolvimento Sustentável; Geologia; manuais; análise de conteúdo; Education for Sustainable Development; Geology; text-books; content analysis
Issue Date: Aug-2011
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A Educação para o Desenvolvimento Sustentável, que envolve a construção de saberes recorrendo a abordagens multidisciplinares, centradas em problemas ambientais de relevância social, visa a formação de cidadãos aptos a entenderem e a actuarem, de forma participativa e construtiva, na gestão dos recursos da Terra e a contribuírem para atenuar assimetrias sociais. O ensino das Ciências, e particularmente das Geociências, é tido como imprescindível para o desenvolvimento de competências diversas e úteis para atingir tais objectivos, argumento de base de iniciativas intergovernamentais como Ano Internacional do Planeta Terra (2007-2009), enquadrado na Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014). Nas suas práticas, os professores de Ciências, incluindo os de Geologia, recorrem, muitas vezes em exclusivo, aos manuais escolares. Estes, que abordam maioritariamente conhecimento substantivo do âmbito das Geociências, em detrimento de dimensões de carácter epistemológico e vocacionadas para a formação de cidadãos, constituem o principal recurso dos educadores, que tendem a disseminar, junto dos alunos, concepções de Ciências, mormente de Geologia, redutoras e pouco relacionadas com as suas vivências quotidianas. No presente trabalho analisam-se qualitativamente, através de grelhas concebidas especificamente para o efeito, o conteúdo de oito manuais escolares relativos à componente de Geologia do 10º e 11º anos de escolaridade, a fim de determinar até que ponto são neles contempladas as diversas dimensões que integram uma educação científica com objectivos de desenvolvimento sustentável. Apesar de se detectarem algumas variações entre os manuais analisados, os dados obtidos reflectem grande preponderância de conteúdos relativos a conhecimento substantivo do âmbito das Geociências, em detrimento das outras dimensões acima consideradas. Intervenções educativas centradas em tais visões não permitem colmatar as necessidades que as sociedades contemporâneas enfrentam, dificultando a formação de cidadãos responsáveis e participativos, capazes de reconhecerem o papel fundamental que os geocientistas detêm na construção de um mundo mais seguro, saudável e próspero.
Education for Sustainable Development, which involves the building up of knowledge resorting to multiple approaches concerning varied subjects, focussed upon environmental problems with social relevance, aims at forming citizens with ability to perceive and act, in an active and constructive dimension, in the managing of resources on Earth, thus contributing to decrease social differences. Sciences Education, and particularly Geosciences, is understood as essential to the development of diversified and useful skills to attain such goals, a basic argument for the promotion of inter-governmental initiatives like the International Year of Planet Earth (2007-2009), developed under the aim of the United Nations Decade of Education for Sustainable Development (2005-2014). In their practices, Sciences teachers, Geology teachers included, frequently and exclusively make use of text-books. These ones, which usually provide for substantial knowledge on Geosciences, including Geosciences perceptions, but tend to minimize both epistemological dimensions of Earth Sciences and perspectives of Earth Sciences as a way to improve citizenship, are normally seen as educators‟ main resource. As a consequence, educators also tend to disseminate restrictive Science and Geosciences perceptions which fail to relate them with everyday life‟s experiences. In this work, the contents of eight Geology text-books for the 10th and 11th grades have been analysed, on a quality basis, and by using specific content analysis tables, in order to determine how the several dimensions, integrating scientific education towards sustainable development, are represented among them. Despite some differences recognized among the analysed text-books, the results arising from this study show a major prevalence of substantive knowledge on Geosciences, disregarding the other two dimensions previously referred. Education practices mainly based upon these traditional text-books visions fail to promote active and participative citizenship among students, enabling them to face today‟s societies‟ challenges; and to develop necessary skills to recognize the crucial role that geoscientists actually play in the construction of a safer, healthier and more prosperous world.
Description: Dissertação de Mestrado em Ciências da Terra apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/99759
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Ciências da Terra - Teses de Mestrado

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