Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99615
Title: Sistema multimodal de reconhecimento de linguagem gestual para o Google Earth
Authors: Marques, Nuno Miguel Mendes
Orientador: Bento, Carlos Manuel Robalo Lisboa
Pinto, Nuno Norte
Keywords: Google Earth; Microsoft Kinect; Primitivas gestuais; Planeamento do Território; Sistemas Móveis e Ubíquos; Smartphone; Magnetómetro
Issue Date: 3-Jul-2013
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Actualmente, são inúmeros os dispositivos utilizados, que dão uma ênfase de comodidade e conforto à nossa vida, características dos nossos tempos modernos. Esses dispositivos variam, desde sensores especializados até uma simples chave de um carro com fecho centralizado de portas. No âmbito dos Sistemas Móveis e Ubíquos, existe uma preocupação evidente com a melhoria do conforto na realização de tarefas quotidianas. Com base nesse princípio, esta dissertação foca-se no controlo de aplicações informáticas através do uso de sensores, neste caso, é utilizado o Microsoft Kinect como dispositivo de interacção com o Google Earth. O Microsoft Kinect é constituído por câmeras de vídeo e de profundidade, assim como, sensores de infravermelhos e de áudio. É vastamente utilizado em vários tipos de aplicações, mas com um enfoque especial no foro dos jogos de vídeo. Para a sua utilização, como dispositivo de interacção do utilizador com o Google Earth, foram desenvolvidas e melhoradas as primitivas gestuais do Microsoft Kinect. Como se trata de um equipamento bastante sensível, foi também utilizado um smartphone para auxiliar a interacção do utilizador. O Microsoft Kinect é responsável por reconhecer gestos feitos pela mão do utilizador e usar esses gestos como forma de interacção com o Google Earth. Por sua vez, o smartphone, é responsável pela vertente de interacção, relativa ao posicionamento e localização no modo de imersão do Google Earth. Esta dissertação apresenta-se como um desafio, na medida em que, ambiciona uma interligação natural entre utilizador e sensor, de forma a proporcionar um efeito de imersão do utilizador na navegação da aplicação informática.
Description: Relatório Final do Estágio de Mestrado em Engenharia Informática apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/99615
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese Mestrado Nuno Marques.pdf3.84 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

74
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

29
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.