Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99609
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBicker, João-
dc.contributor.advisorPereira, Francisco Colunas Pereira da Câmara-
dc.contributor.authorDias, Inês de Sousa Ferreira-
dc.date.accessioned2022-03-29T10:37:29Z-
dc.date.available2022-03-29T10:37:29Z-
dc.date.issued2012-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/99609-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.pt
dc.description.abstractNo país em que vivemos somos livres de escolher para onde vamos e como o fazemos. No entanto, a escolha desses locais está dependente das nossas obrigações (por exemplo, trabalho), dos nossos gostos pessoais (por exemplo, um café é mais saboroso naquele local), por questões económicas (por exemplo, um determinado supermercado é mais vantajoso que outro nas promoções que apresenta), o estado do trânsito ou tempo de viagem. A combinação entre os nossos objetivos e a disponibilidade de opções de transporte determina o que escolhemos e como o fazemos, que por sua vez irá influenciar a escolha de outros indivíduos. Esta tese insere-se no projeto iTEAM (Integrated Transports and Energy Activity-based Model) que ambiciona criar um modelo de mobilidade da cidade de forma a se conseguir uma maior otimização dos recursos existentes — por exemplo, melhoria de uma linha de transporte e/ou criação de uma nova que responda mais assertivamente às necessidades dos cidadãos. Este modelo tem como objetivo identificar de que forma as alterações nos padrões registados poderão influenciar a dinâmica de uma cidade permitindo um apoio à decisão e consequentemente, uma maior otimização dos recursos existentes. Para a sua construção é necessário recolher dados precisos sobre a mobilidade individual e apesar da disponibilidade tecnológica face aos métodos convencionais, ainda não é possível a total autonomia nessa recolha sendo necessário a intervenção dos utilizadores por um lado, em validar o que foi registado e por outro, completar a informação que não é possível registar automaticamente. A introdução de um processo de design na criação de uma solução coerente e consistente, aplicável no momento do registo dos dados (aplicação móvel) e na validação dos mesmos (aplicação web) irá permitir um controlo consciente na forma como a informação é apresentada aos utilizadores e com isso se espera uma melhoria na qualidade e quantidade dos dados registados para a construção de um melhor modelo.pt
dc.description.abstractWe live in a country where we are free to choose where we want to go, as well as how to get there, albeit the destination depends on our obligations (e.g. workplace), personal taste (e.g. a better brewed coffee in a specific place), or economic constraints (e.g. a specific supermarket is more appealing due to its constant price promotions), or simply the traffic conditions or the journey time. The combination between our objectives and the available transportation options, determines which one we choose and how we do so, which in turn will influence the choice of other people. The iTEAM (Integrated Transports and Energy Activity-based Model) project, which this thesis is part of, proposes to create a mobility model in order to understand how the changes, of the existing format, may influence the decision dynamics in order to achieve greater optimization of existing resources — for example, improvement of a transmission line and / or creating a new one that responds more assertively to the needs of people. The model will be constructed based on real data, although it will be necessary to reach out to the target population and register their individual mobility in the best possible manner. Meanwhile, the actual technology limitations don’t allow the register of information to be completely autonomous, which in turn requires user intervention in order to validate the data, which is automatically registered. The introduction of a design process in creating a coherent and consistent solution, applicable both on data collection phase (a mobile application) and validation phase will allow a control on the way that information is displayed to the users and consequently an improvement in the quality and quantity of data recorded to build a better model.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectaplicação móvelpt
dc.subjectaplicação webpt
dc.subjectinteraçãopt
dc.subjectinterfacept
dc.subjectmobilidadept
dc.subjectmodelo urbanopt
dc.subjectrecolha de dadospt
dc.subjectusabilidadept
dc.subjectvalidação de dadospt
dc.subjectprocesso de designpt
dc.subjectdata collectionpt
dc.subjectinteractionpt
dc.subjectinterfacept
dc.subjectmobile applicationpt
dc.subjectmobilitypt
dc.subjecturban modelpt
dc.subjectusabilitypt
dc.subjectweb applicationpt
dc.subjectdesign processpt
dc.titleDesign aplicado a estudos de mobilidadept
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.date.embargo2012-07-01*
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameMestrado em Design e Multimédiapt
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-0670-1217-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-5457-9909-
Appears in Collections:FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatorio_final_inesdias_2009103425.pdf7.6 MBAdobe PDFView/Open
Anexos__inesdias_2009103425.pdf4.59 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

66
checked on May 14, 2024

Download(s)

83
checked on May 14, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.