Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99574
Title: Posicionamento em plataformas móveis
Authors: Azeiteiro, Daniel Filipe Isidoro
Orientador: Furtado, Pedro
Keywords: partilha de posições; computação ubíqua; mobilidade; geolocalização; automatização; sistemas baseados em localização
Issue Date: 30-Aug-2012
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Dado o forte crescimento dos dispositivos móveis, destacando-se os populares smartphones e tablets, a sua adopção tem-se tornado cada vez maior por parte dos utilizadores, tornando-se objectos que automatizam e facilitam algumas das tarefas que o ser humano realiza no seu dia a dia. A troca de qualquer tipo informa- ção é bastante simples com uso destes dispositivos, sendo uma destas trocas de informação a partilha da posição actual do utilizador, algo que se tornou bastante popular hoje em dia, não apenas pelos desenvolvimentos dos mecanismos de localização e dispositivos indicadores de caminhos e rotas, mas também pelas redes sociais. Este trabalho consiste na construção de um sistema de partilha de posições entre dispositivos m oveis, através da criação de grupos e actividades que relacionam os utilizadores entre si. O seu objectivo e permitir uma partilha autom atica e personalizada de posi c~oes durante um determinado per odo de tempo, de nido como actividade. Esta partilha poder a ser efectuada utilizando diferentes protocolos de comunicação e dever a ser suportada por diferentes sistemas operativos. Os resultados finais deste projecto apresentam-se sobre a forma de uma aplicação pronta a ser instalada num dispositivo móvel, bem como na construção de uma plataforma web que sirva toda a aplicação e os clientes que utilizem a aplicação no seu dispositivo móvel.
Description: Relatório Final de Estágio do Mestrado em Engenharia Informática apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/99574
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatorio.Daniel.Azeiteiro.pdf2.81 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

39
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

22
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.