Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99471
Title: O desenvolvimento da competência crítica através da expressão oral com recurso à imagem.
Other Titles: The development of critical competence through oral expression using images.
Authors: Esteves, Bárbara Andreia Lopes
Orientador: Luís, Ana Alexandra Ribeiro
Carretero, Elena Gamazo
Keywords: didática crítica; competência crítica; leitores críticos; leitura crítica de imagens; competências socio-afetivas; critical didactics; critical competence; critical readers; critical image reading; socio-affective competences
Issue Date: 17-Dec-2021
Serial title, monograph or event: O desenvolvimento da competência crítica através da expressão oral com recurso à imagem.
Place of publication or event: Fundão
Abstract: O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário no ano letivo de 2020-2021 na Escola Básica Padre António Lourenço Farinha na Sertã. O propósito deste relatório foi o de mostrar que a didática crítica é um método de ensino que deve ser explorado mais frequentemente nas aulas que são lecionadas e que a sua exploração permite a criação de um espaço de sala de aula onde deve existir reflexão de forma a promover um maior entendimento do mundo à nossa volta assim como das transformações da sociedade. Neste sentido, o desenvolvimento da competência crítica revela-se imprescindível, pois permite que os/as nossos/as alunos/as possam ser leitores críticos com a sua própria visão do mundo, não deixando de ter em mente que existem muitas outras através das quais podemos aprender. O uso da leitura crítica de imagens é uma ferramenta essencial para que os/as alunos/as consigam ter mais proximidade e contacto com outras visões do mundo. Assim sendo, devemos ensinar os/as alunos/as a trabalhar e a desenvolver essa ferramenta em sala de aula principalmente porque se pensarmos historicamente as imagens sempre estiveram presentes na nossa vida e muitas vezes era através da sua análise cuidadosa e da sua posterior interpretação que o ser o humano conseguia chegar a determinadas conclusões ou começava a questionar-se sobre o mundo. Desta forma, o seu uso tem a capacidade de fazer com que os/as alunos/as aprendam a questionar e a tentar interpretar as descobertas que fazem, sendo por isso importante que os/as encorajemos a partilhar oralmente em sala de aula as suas ideias, considerando sempre que os/as alunos/as como interlocutores imprescindíveis ao processo de compreensão individual e coletivo. É através desta partilha que se desenvolve o seu potencial, se amplia a sua forma de aprender e se fortalecem as suas competências socio-afetivas.
This report was carried out within the scope of the Masters in Teaching English and Foreign Languages in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education in the academic year 2020-2021 at the Padre António Lourenço Farinha School in Sertã.The purpose of this report was to show that critical didactics is a teaching method that should be explored more frequently in class and that its exploration allows for the creation of a classroom space to promote a greater understanding of the world around us as well as of the transformations in society. The development of critical competence is essential because it allows our students to be critical readers who have their own view of the world while keeping in mind that there are many others.The use of critical image reading is an essential tool for students to be able to have more proximity and contact with other views of the world. Therefore, we must teach students to work and develop this tool in the classroom mainly because if we think historically, images have always been present in our lives and often it was through their careful analysis and subsequent interpretation that the human being could reach certain conclusions or began to question himself about the world. In this way, its use has the ability to make students learn to question and try to interpret the discoveries they make, which is why it is important that we encourage them to share their ideas orally in the classroom by valuing their interventions and always considering them an essential part in the process of individual and collective understanding. It is through this sharing that students’ potential is developed, their way of learning is expanded, their socio-affective skills are strengthened and their self-esteem and motivation to keep on learning a foreign language is boosted.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/99471
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
BárbaraEsteves_VersãoFinal.pdf2.54 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

76
checked on Jul 16, 2024

Download(s)

60
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons