Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99466
Title: Serviços de Apoio à Investigação em Bibliotecas Universitárias: Perceção dos utilizadores da Biblioteca das Ciências da Saúde da Universidade de Coimbra
Other Titles: Research Support Services in University Libraries: user's perception of the Health Sciences Library of the University of Coimbra
Authors: Silva, Inês Margarida Barbosa da
Orientador: Gomes, Liliana Isabel Esteves
Keywords: Serviços de apoio à investigação; Bibliotecas Universitárias; Estudo de utilizadores; Comportamento informacional; Biblioteca das Ciências da Saúde da Universidade de Coimbra; Research Support Services; University Libraries; User study; Information behavior; Health Sciences Library of the University of Coimbra
Issue Date: 15-Dec-2021
metadata.degois.publication.title: Serviços de Apoio à Investigação em Bibliotecas Universitárias: Perceção dos utilizadores da Biblioteca das Ciências da Saúde da Universidade de Coimbra
metadata.degois.publication.location: Coimbra
Abstract: At the beginning of the third decade of the 21st century, in the context of massive availability of online information, new practices of production, dissemination and access are being consolidated. University Libraries assume a leading role in the development of innovative services to support scientific research, in a context characterized by the intensive use of digital technologies, changes in scientific communication, in university management and users’ behavior.This study aims to evaluate users' perceptions of the research support services of the Health Sciences Library of the University of Coimbra (HSLUC). The specific objectives are: to discuss the concept of information behavior in the scientific area of Information Science and in the current digital world; to analyse the scope of user studies in information services; to identify and understand the current landscape of research support services and its importance for innovation in university libraries; to survey users, actual and potential, in person or digitally, of the HSLUC.Methodologically, the literature review was used to establish the theoretical and conceptual framework. The development of the applied study is based on a mixed methodology, through a qualitative and quantitative approach using an interview with the librarian/information professional and two questionnaires applied to professors/researchers and students.The results obtained highlight: the heterogeneity and singularity of research support services in university libraries; the inexistence of an internationally accepted univocal definition. Each library provides an offer that meets the definition of research support services adopted, considering the environment and the resources available. In the case of HSLUC the following stand out: the Information and Reference Service, training activities, support for the creation and management of digital identity and Curriculum Vitae, support for the publication and evaluation of science. In the perception of its users, there is agreement in the degree of significant importance attributed to the research support services and the role that the library plays in their academic/scientific path.All in all, this is an area of specialised work in university libraries that requires adequate planning that contemplates innovative and significant services for users, adaptable to the changes and challenges of the Information/Knowledge Society. One of the key aspects in the planning and development of these services is the knowledge of the users' real needs.
No início da terceira década do século XXI, no contexto de disponibilização massiva de informação online, consolidam-se novas práticas de produção, disseminação e acesso. As Bibliotecas Universitárias assumem um papel preponderante no desenvolvimento de serviços inovadores de apoio à investigação científica, num contexto caraterizado pelo uso intensivo de tecnologias digitais, mudanças na comunicação científica, na gestão universitária e no comportamento dos utilizadores.Este estudo tem como objetivo geral avaliar as perceções dos utilizadores acerca dos serviços de apoio à investigação da Biblioteca das Ciências da Saúde da Universidade de Coimbra (BCSUC). Como objetivos específicos pretende-se: discutir o conceito de comportamento informacional na área científica da Ciência da Informação e no mundo digital atual; analisar o âmbito dos estudos de utilizadores em serviços de informação; identificar e compreender o panorama atual dos serviços de apoio à investigação e a sua importância para a inovação das bibliotecas universitárias; auscultar os utilizadores, reais e potenciais, presencialmente ou via digital, da BCSCUC.Metodologicamente, recorreu-se à revisão de literatura para a concretização do enquadramento teórico e concetual. O desenvolvimento do estudo aplicado assenta numa metodologia mista, através de uma abordagem qualitativa e quantitativa com recurso a entrevista à bibliotecária/profissional da informação e a dois questionários aplicados a docentes/investigadores e aos estudantes.Dos resultados obtidos destaca-se: a heterogeneidade e singularidade dos serviços de apoio à investigação em bibliotecas universitárias; a inexistência da uma definição unívoca aceite internacionalmente. Cada biblioteca disponibiliza uma oferta que vai ao encontro da definição de serviços de apoio à investigação adotada, considerando o meio envolvente e os recursos disponíveis. No caso da BCSUC destaca-se: o Serviço de Informação e Referência, as ações de formação, o apoio à criação e gestão da identidade digital e do Curriculum Vitae, o apoio à publicação e avaliação de ciência. Na perceção dos seus utilizadores, existe uma concordância no grau de importância significativo atribuído aos serviços de apoio à investigação e ao papel que a biblioteca desempenha no seu percurso académico/científico.Em suma, esta é uma área do trabalho especializado em bibliotecas universitárias que requer uma adequada planificação que contemple serviços inovadores e significativos para os utilizadores, passíveis de adaptação às mudanças e desafios da Sociedade da Informação/Conhecimento. Um dos aspetos fulcrais no planeamento e desenvolvimento destes serviços é o conhecimento das necessidades reais dos utilizadores.
Description: Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/99466
Rights: embargoedAccess
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