Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99459
Title: JAZZ-OFF - A música de Jorge Lima Barreto na década de 1970
Other Titles: JAZZ-OFF - The music of Jorge Lima Barreto in the 70's
Authors: Quaresma, André de Oliveira
Orientador: Moreira, Paulo Eugénio Estudante Dias
Keywords: Música Portuguesa; Música Contemporânea; Anos 70; Jorge Lima Barreto; Universidade de Coimbra; Portuguese Music; Contemporary Music; 70’s; Jorge Lima Barreto; University of Coimbra
Issue Date: 16-Dec-2021
Serial title, monograph or event: JAZZ-OFF - A música de Jorge Lima Barreto na década de 1970
Place of publication or event: Faculdade de Letras
Abstract: Em 2018, o espólio de Jorge Lima Barreto foi doado à Universidade de Coimbra. O acervo foi entregue ao curso de Estudos Artísticos que definiu um projecto de investigação cujo objectivo passa por identificar, relacionar e contextualizar o material, produzindo resultados parcelares que deverão culminar num catálogo (raisonné) comentado da obra de Jorge Lima Barreto. Para este primeiro trabalho foi necessário circunscrever um âmbito que, não só se adequasse ao espaço de uma dissertação de mestrado, como também servisse de ponto de partida para o trabalho futuro. Assim, limitamo-nos à produção musical do compositor durante a sua primeira fase, que se estende até ao final da década de setenta, na qual apresenta uma estética de jazz conceptual (baseada em improvisação) denominada por Jorge Lima Barreto de JAZZ-OFF.Este estudo inicial revelou como primeira necessidade a caracterização do artista e consequente contextualização do seu trabalho no universo da música. Para tal, o material do espólio foi cruzado com entrevistas de forma a concretizar uma biografia que caracterize o compositor e nos ofereça um melhor contexto para a sua produção musical. A segunda parte desta dissertação foca-se num elemento específico dessa actividade enquanto compositor, a notação utilizada por Jorge Lima Barreto. As partituras e configurações do músico são expostas, explicadas e enquadradas à luz do retrato proposto de Jorge Lima Barreto – das suas ideias, motivações, influências e transdisciplinaridade.
In 2018, Jorge Lima Barreto's estate was donated to the University of Coimbra. The collection was handed over to the Art Studies course that defined a research project whose aim is to identify, relate and contextualize the material, producing partial results that should culminate in a commented catalog (raisonné) of Jorge Lima Barreto's work. For this first work, it was necessary to circumscribe a scope that does not only fit the space of a master's thesis, but also serves as a starting point for the future work. Thus, the focus of this dissertation will be the composer’s first artistic period, which extends from the late sixties until the late seventies and it’s named by the composer himself as JAZZ-OFF, a conceptual jazz aesthetic – achieved through improvisation techniques.This initial study revealed as a first (essential) necessity the characterization of the artist and the consequent contextualization of his work in the universe of music. To this end, the donated material was analysed, interpreted and consolidated with interviews in order to accomplish a biography that characterizes the composer and offers us a better context for his musical production. The second part of this dissertation focuses on a specific element of that activity as a composer, the notation used by Jorge Lima Barreto. His music scores and settings are presented, explained and framed in the light of Jorge Lima Barreto's proposed portrait – his ideas, motivations, influences and his transdisciplinarity.
Description: Dissertação de Mestrado em Estudos Artísticos apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/99459
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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