Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/99403
Title: A Cidade dos Espaços de Mobilidade Partilhados - Qualificar a Cidade Nascente em Aveiro
Other Titles: The City of Shared Mobility Spaces - Qualifying the Rising City in Aveiro
Authors: Ferreira, Diana Rodrigues
Orientador: Cardielos, João Paulo Vergueiro Monteiro de Sá
Keywords: Escala Humana; Desenho Urbano; Mobilidade Partilhada; Corredor Ecológico; Desenvolvimento Sustentável; Human Scale; Urban Design; Shared Mobility; Ecological Corridor; Sustainable Development
Issue Date: 1-Feb-2022
Serial title, monograph or event: A Cidade dos Espaços de Mobilidade Partilhados - Qualificar a Cidade Nascente em Aveiro
Place of publication or event: Aveiro
Abstract: No âmbito da estratégia urbana desenvolvida da unidade curricular de Atelier de Projeto II – B cujo tema principal, o corredor ecológico aveirense era o desafio lançado, tendo ainda subjacente as relações temáticas entre “Território e Paisagem”. Nesta investigação pretende-se articular o seu centro consolidado com a expansão periférica difusa da zona nascente de Aveiro; suportada neste enquadramento teórico, a presente dissertação integra o projeto de um corredor verde, da mesma forma deseja-se aplicar a este os conceitos de cidade inclusiva e de mobilidade partilhada. A dissertação procura conceber uma estratégia, que explora o espaço público urbano como suporte da transformação de usos e de paradigma, associados aos hábitos das deslocações e vivências das áreas de proximidade. O trabalho centra-se em dois tópicos principais: os espaços periurbanos da cidade dispersa que caracteriza grande parte das cidades atuais e a transformação dos espaços públicos sob forma de mudança de vida quotidiana. Propõe-se um corredor verde centrado nas pessoas, nomeadamente, o conceito de cidade inclusiva e cidade partilhada, foram para este efeito identificados e estudados os principais autores e obras referenciais que definem este tema. Atendendo aos valores assimilados ao longo da reflexão teórica, onde se analisaram as perspetivas de vários autores e diversos exemplos práticos, constatamos a necessidade de regenerar os espaços fragmentados e desumanizados da periferia recorrendo ao conceito de espaço partilhado, no sentido de recuperar a importância dos espaços públicos enquanto locais de permanência, sociabilização, cultura e atividades.A nova proposta periurbana surge com a necessidade de consolidar a zona de intervenção criando um corredor ecológico junto à Ribeirinha de Santa Joana, cujo tema deste trabalho é o shared space, permitindo novas dinâmicas sociais mas também a relação entre o peão, o condutor e o ciclista de forma a coexistirem naturalmente sem conflitos.
In the context of the urban strategy developed in the curricular unit of Atelier de Projecto II - B whose main theme, the aveirense ecological corridor was the challenge set, having also underlying the thematic relations between "Território e Paisagem". This research aims to articulate its consolidated center with the diffuse peripheral expansion in the eastern area of the eastern of Aveiro; supported by this theoretical framework, this dissertation integrates the design of a green corridor, and also aims to apply to it the concepts of inclusive city and shared mobility. The dissertation seeks to conceive a strategy, which explores the urban public space as a support for this transformation of uses and paradigm, associated with the habits of displacements and experiences of the proximity areas. The work paper focuses on two main topics: the peri-urban spaces of the dispersed city that characterizes much of today's cities, and the transformation of public spaces in the form of changes in everyday life. A people-centered green corridor is proposed, namely, the concept of inclusive city and shared city, for this purpose, the main authors and referential works that define this theme were identified and studied. Given the values assimilated throughout the theoretical reflection, where the perspectives of several authors and several practical examples were analyzed, we see the need to regenerate the fragmented and dehumanized spaces of the periphery using the concept of shared space, in order to recover the importance of public spaces as places for permanence, socialization, culture, and activities.The new peri-urban proposal arises from the need to consolidate the intervention area by creating an ecological corridor near the Ribeirinha de Santa Joana, whose theme of this work is the shared space, allowing new social dynamics but also the relationship between the pedestrian, the driver and the cyclist so that they can coexist naturally without conflict.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: http://hdl.handle.net/10316/99403
Rights: openAccess
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