Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/993
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dc.contributor.advisorSimões, António-
dc.contributor.authorCardoso, Ana Paula Pereira de Oliveira-
dc.date.accessioned2008-12-04T14:47:55Z-
dc.date.available2008-12-04T14:47:55Z-
dc.date.issued2001-04-27en_US
dc.identifier.citationCARDOSO, Ana Paula de Oliveira - Receptividade a inovação pedagógica : o professor e o contexto escolar. Coimbra, 2000.-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/993-
dc.descriptionTese de doutoramento em Ciências da Educação, (Psicologia da Educação) apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
dc.description.abstractA dissertação apresentada tem como principal objectivo estudar a receptividade dos professores à inovação pedagógica, entendida como as atitudes, mais ou menos favoráveis que estes assumem face à inovação nos seus papéis, bem como a influência de determinadas variáveis pessoais e do contexto escolar nessa maior ou menor predisposição para inovar. A questão geral a que pretendemos dar resposta pode ser enunciada da seguinte forma: - Que variáveis estarão relacionadas com as atitudes dos professores face à inovação pedagógica, nomeadamente no que concerne aos novos papéis, definidos segundo a perspectiva da educação permanente? Para efeitos de investigação empírica, foi inquirida uma amostra representativa de professores do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário do concelho de Viseu, que respondeu a um conjunto de instrumentos psicológicos, relativos a aspectos da personalidade dos participantes e do seu contexto de trabalho, bem como a uma escala de atitudes (AFIP) elaborada para o efeito. Foram realizadas, entre outras, análises estatísticas bivariadas e multivariadas, que incluem a regressão múltipla hierárquica e a path analysis. As principais conclusões retiradas da análise dos dados apontam para a importância das variáveis pessoais na receptividade à inovação, fazendo sobressair, em primeiro lugar, as características de personalidade, que explicam uma porção significativa da variância nas atitudes dos professores face à inovação pedagógica. No entanto, realçam, também, a relevância das variáveis do contexto escolar e da formação continuada do professor, as quais explicam uma porção significativa, embora menor, dessa variância. As implicações deste estudo são de diversa ordem. De forma sumária, podemos enumerar algumas delas: identificar os professores potencialmente mais inovadores e estimular a sua actuação; fomentar programas de desenvolvimento pessoal dos docentes, no sentido de promover uma maior abertura destes à mudança; reforçar determinadas dimensões psicossociais do contexto escolar mais propícias à inovação; orientar a formação continuada dos professores para a promoção da mudança individual e institucional.en_US
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesseng
dc.subjectPsicologia da educaçãoen_US
dc.subjectInovação pedagógicaen_US
dc.subjectQuestionário A.F.I.P.-
dc.titleReceptividade a inovação pedagógica : o professor e o contexto escolaren_US
dc.typedoctoralThesisen_US
item.grantfulltextnone-
item.fulltextSem Texto completo-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Doutoramento
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