Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/99348
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dc.contributor.advisorSousa, Liliana Baptista-
dc.contributor.advisorVilar, Maria Manuela Pereira-
dc.contributor.authorNunes, Jéssica Filipa e Silva-
dc.date.accessioned2022-03-15T23:02:23Z-
dc.date.available2022-03-15T23:02:23Z-
dc.date.issued2021-12-02-
dc.date.submitted2022-03-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/99348-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractIntrodução: O progressivo envelhecimento populacional contribui, de forma particular, para o agravamento do risco intrínseco à sustentabilidade dos sistemas de saúde e da segurança social. Neste âmbito, coloca-se a questão da reforma e da reforma antecipada por invalidez, incluindo contributos da avaliação (neuro)psicológica para a compreensão de perfis de funcionamento e suporte à tomada de decisão, no caso de pedidos de reforma antecipada, bem como no delineamento de processos de intervenção psicológica.Objetivos: O presente estudo pretende caracterizar perfis (neuro)psicológicos obtidos na avaliação realizada com sujeitos reformados e compará-los com perfis de funcionamento previamente estabelecidos em sujeitos que realizaram um pedido de reforma antecipada por invalidez (independentemente da resposta positiva/negativa a esse pedido), visando esclarecer especificidades de funcionamento deste último grupo.Métodos: Foi recrutada uma amostra de reforma (N=11) e retomada uma amostra de reforma antecipada por invalidez (N=14), ambas de conveniência. O protocolo de avaliação inclui instrumentos de rastreio cognitivo (ACE-R), de perfil neurocognitivo (TMT A & B, FVF e FVS, FCR, Listas de Palavras I e II/WMS-III, Código e Memória de Dígitos/WAIS-III), de perfil socio-emocional (BSI, BDI-II e ICAC), de capacidade funcional (IAFAI) e de validade de desempenho (Rey 15-IMT). Resultados: No padrão de perfil de funcionamento destacam-se os resultados dos domínios emocional e da capacidade funcional, com o grupo de reforma antecipada por invalidez a apresentar, com diferença estatística significativa, resultados que evidenciam alterações/défices, É de destacar, ainda, um padrão de défice em termos de velocidade de processamento, evolução de aprendizagem e recuperação de informação verbal com recurso a pistas (reconhecimento). Conclusões: Este estudo permitiu uma melhor compreensão das diferenças de perfis entre sujeitos que pedem reforma antecipada e sujeitos que passam pelo processo de reforma normal. Evidencia, no entanto, algumas limitações, incluindo tamanho da amostra, recolha de dados de caracterização de história relevante, colocando a exigência de continuação de estudos nesta temática.por
dc.description.abstractIntroduction: The progressive population aging contributes to the aggravation of the intrinsic risk to the sustainability of health and social security systems. In this context, the issue of retirement and early retirement due to disability is raised, including contributions from (neuro)psychological assessment to the understanding of functioning profiles and support for decision-making, in the case of early retirement requests, as well as in the design of psychological intervention processes.Objectives: The present study intends to characterize (neuro)psychological profiles obtained in the evaluation carried out with retired subjects and compare them with previously established functioning profiles in subjects who applied for early retirement due to disability (regardless of the positive/negative response to that request), aiming to clarify specifics of functioning of this last group.Method: A retirement sample (N=11) was recruited and a sample of early retirement due to disability (N=14), both of convenience. The assessment protocol includes cognitive screening instruments (ACE-R), neurocognitive profile (TMT A & B, FVF and FVS, FCR, Word Lists I and II/WMS-III, Code and Digit Memory/WAIS-III), socio-emotional profile (BSI, BDI-II and ICAC), functional capacity (IAFAI) and performance validity (Rey 15-IMT).Results: In the pattern of functioning profile, the results of the emotional and functional capacity domains stand out, with the group of early retirement due to disability presenting, with a statistically significant difference, results that show changes/deficits. deficit in terms of processing speed, learning evolution and verbal information retrieval using clues (recognition).Conclusions: This study allowed for a better understanding of the differences in profiles between subjects requesting early retirement and subjects undergoing the normative reform process. It highlights, however, some limitations, including sample size, collection of relevant history characterization data, placing the demand for further studies on this subject.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectReformapor
dc.subjectReforma antecipada por invalidezpor
dc.subjectPerfil Neuropsicológicopor
dc.subjectAvaliação Neuropsicológicapor
dc.subjectIntervenção Psicológicapor
dc.subjectRetirementeng
dc.subjectEarly Retirement Due to Disabilityeng
dc.subjectNeuropsychological Profileeng
dc.subjectNeuropsychological Assessmenteng
dc.subjectPsychological Interventioneng
dc.titleReforma e reforma antecipada por invalidez: Um estudo comparativo do perfil de funcionamento neuropsicológicopor
dc.title.alternativeRetirement and early retirement due to disability: A comparative study of the profile of neuropsychological functioningeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleReforma e reforma antecipada por invalidez: Um estudo comparativo do perfil de funcionamento neuropsicológicopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202963560-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorNunes, Jéssica Filipa e Silva::0000-0002-3024-1839-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriPereira, Marcelino Arménio Martins-
uc.degree.elementojuriLima, Margarida Maria Batista Mendes Pedroso-
uc.degree.elementojuriVilar, Maria Manuela Pereira-
uc.contributor.advisorSousa, Liliana Baptista-
uc.contributor.advisorVilar, Maria Manuela Pereira-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
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