Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99318
Title: Promoção de competências socioemocionais em acolhimento residencial: Os projetos "Ideias para guardar" e "Sê luz"
Other Titles: Promotion of socio-emotional skills in residential care: The projects "Ideias para guardar" and "Sê luz"
Authors: Carvalho, Dora Beatriz Tomás
Orientador: Sousa, Isabel
Gaspar, Maria Filomena Ribeiro Fonseca
Keywords: Acolhimento Residencial; Projeto "Ideias para Guardar”; Projeto “Sê Luz”; Competências Sociais e Emocionais; Residential Care; Project “Ideias para Guardar”; Project “Sê Luz”; Social and Emotional Skills
Issue Date: 22-Nov-2021
Serial title, monograph or event: Promoção de competências socioemocionais em acolhimento residencial: Os projetos "Ideias para guardar" e "Sê luz"
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente relatório tem como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, que ocorreu no Centro de Acolhimento Temporário do Centro Social Nossa Senhora dos Milagres, localizado em Cernache, pertencente à Cáritas Diocesana de Coimbra.Uma vez que numa primeira fase do estágio, devido às medidas preventivas da COVID-19, colaborámos com a instituição remotamente, desenvolveu-se a planificação, construção e apresentação de recursos do projeto “Ideias para Guardar”. Este projeto consistiu em fornecer folhetos informativos com dicas e sugestões, à equipa educativa do CAT, com o objetivo de partilhar com a equipa estratégias a implementar com as crianças sobre temas relacionados com a qualidade da relação entre as crianças e os seus cuidadores, promoção das competências sociais, emocionais e académicas das crianças e, ainda, redução dos problemas de comportamento. As dicas fornecidas foram baseadas nos princípios dos programas “Anos Incríveis”, de Carolyn Webster-Stratton, especificamente no programa para educadores, o Teacher Classroom Management.Na segunda fase do estágio, na qual foi possível colaborar presencialmente, realizou-se um levantamento de necessidades e desenvolveu-se a planificação, execução e avaliação do projeto “Sê Luz”. O projeto, desenvolvido a partir de necessidades identificadas, teve como público-alvo seis crianças institucionalizadas no CAT, com idades compreendidas entre os 3 e 6 anos, e teve como objetivo promover competências socioemocionais das crianças. Estruturou-se em torno de quatro temas (regras, emoções, autorregulação e partilha), e foi desenvolvido ao longo de dez sessões.Para além destes projetos, foi possível participar nas reuniões com a equipa do CAT, na reunião com a educadora do jardim de infância frequentado pelas crianças, nas rotinas diárias, no supervisionamento das visitas dos familiares, num webinar dinamizado pela Cáritas Diocesana de Coimbra, nas atividades de teor lúdico e na elaboração, execução e avaliação de cinco Planos Socioeducativos Individuais na área das atividades lúdico-pedagógicas.
This report refers to the scope of the curricular internship of the Master's Degreein Social Education, Development and Local Dynamics of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra, which took place at Temporary Foster Center of Social Center Nossa Senhora dos Milagres, placed in Cernache, part of Cáritas Diocesana de Coimbra.Since in the first stage of the internship, due to COVID-19's preventive measures, we collaborated with the institution to do the planning, construction and presentation of resources for the “Ideias para Guardar” project remotely. This project consisted of providing information leaflets with tips and suggestions to the CAT's educational team, with the purpose of sharing with the team the strategies to implement with children on issues related to the quality of the relationship between them and their caregivers, promotion of children's social, emotional and academic skills, and also a reduction of behavioral problems. The tips provided were based on the principles of the “Incredible Years” programs, created by Carolyn Webster-Stratton, specifically the Teacher Classroom Management, program for educators.In the second stage of the internship, it was possible to collaborate in person. A needs assessment was carried out and the planning, execution and evaluation of the “Sê Luz” project was developed. The project's, developed from identified needs, targeted audience was six institutionalized children at temporary shelter, aged between 3 and 6 years and was a need to promote children's social-emotional skills. It was structured around four themes (rules, emotions, self-regulation and sharing), and was developed over ten sessions.In addition to these projects, it was possible to participate in meeting with the temporary shelter team, in meeting with the kindergarten educator attended by the children, in daily routines, in supervising family visits, in the webinar hosted by Cáritas Diocesana of Coimbra, in playful activities and in the elaboration, execution and evaluation of five Individual Social-Educational Plans in the area of playful-pedagogical activities.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/99318
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório_DoraCarvalho.pdf18.09 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

150
checked on May 7, 2024

Download(s)

190
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons