Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99316
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorReis, Carlos Francisco de Sousa-
dc.contributor.authorDuarte, Gabriela da Silva-
dc.date.accessioned2022-03-15T23:01:21Z-
dc.date.available2022-03-15T23:01:21Z-
dc.date.issued2021-10-08-
dc.date.submitted2022-03-15-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/99316-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractO presente relatório apresenta reflexões acerca do estágio realizado em Lindersvold, escola localizada na cidade de Faxe (Dinamarca).Com base no 1º ano de preparação teórica em “ciências da educação”, a mestranda analisou durante o estágio aspectos políticos, sociais e educacionais relacionados à prática docente. Sob as competências a serem adquiridas no processo, a mestranda buscava compreender o modelo de escola em questão, integrar-se no paradigma de ensino específico e desenvolver um projeto de intervenção que atendesse às necessidades da escola, não sem responder às suas reflexões sobre como um Estado providente pode ou não, contribuir para que haja o tão discutido “sucesso escolar”.Em paralelo à nossa intervenção, no quadro das atividades de que fui sendo incumbida, empreendeu-se um esforço de compreensão da correspondência entre a natureza de um Estado Providente e a atuação da Instituição Educação, enquanto agente de formação social (Dubet, 1998). Um subcapítulo deste tópico, ainda que breve, é dedicado aos professores da instituição, nomeadamente o Teachers Group (TG) que há décadas vem desenvolvendo ideias pedagógicas e práticas diferenciadas, não apenas na Dinamarca, mas em diversos países, espalhados pelo mundo, com índices elevados de pobreza. A oportunidade de conceber um projeto que desse à escola um novo espaço de discussão e apreciação também representou não apenas a finalização do mestrado, mas especialmente no perceber as teorias estudadas desde as primeiras cadeiras do curso.por
dc.description.abstractThis report presents reflections on the internship carried out in Lindersvold, a school located in the city of Faxe (Denmark).Based on the 1st year of theoretical preparation in “educational sciences”, the master's student analyzed during the internship political, social and educational aspects related to teaching practice.Under the skills to be acquired in the process, the master's student sought to understand the school model in question, integrate into the specific teaching paradigm and develop an intervention project that met the school's needs, not without responding to their reflections on how a Provident State may or may not contribute to the so-discussed “school success”. In parallel to our intervention, within the framework of the activities that I was entrusted with, an effort was made to understand the correspondence between the nature of a Provident State and the role of the Education Institution, as an agent of social formation (Dubet, 1998). A subchapter of this topic, albeit brief, is dedicated to the institution's teachers, namely the Teachers Group (TG), which for decades has been developing pedagogical ideas and differentiated practices, not only in Denmark, but in several countries around the world, with indexes high levels of poverty. The opportunity to conceive a project that gave the school a new space for discussion and appreciation also represented not only the completion of the master's degree, but especially in perceiving the theories studied since the first subjects of the course.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
dc.subjectEstado providentepor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectTeorias da educaçãopor
dc.subjectProvident Stateeng
dc.subjectSpecial Educationeng
dc.subjectTheory of educationeng
dc.titleEstágio em uma escola dinamarquesa inovadora: Desafios da educação em Lindersvoldpor
dc.title.alternativeInternship at an innovative Danish school: Educational Challenges in Lindersvoldeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDinamarca, Fakse, Lindersvold Institution-
degois.publication.titleEstágio em uma escola dinamarquesa inovadora: Desafios da educação em Lindersvoldpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202963527-
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação-
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorDuarte, Gabriela da Silva::0000-0002-2712-0585-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriOliveira, Albertina Lima-
uc.degree.elementojuriReis, Carlos Francisco de Sousa-
uc.degree.elementojuriAlcoforado, Joaquim Luis Medeiros-
uc.contributor.advisorReis, Carlos Francisco de Sousa::0000-0002-9675-3810-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Coimbra_Relatório Final.pdf33.07 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

50
checked on May 21, 2024

Download(s)

32
checked on May 21, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons