Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/99310
Title: Autoengano, Conformidade e Alcoolismo: Impacto da Pandemia de COVID-19 nos Padrões de Consumo de Álcool dos Estudantes Universitários
Other Titles: Self-Deception, Conformity and Alcoholism: Effects of the COVID-19 Pandemic on College Students’ Drinking Patterns
Authors: Valério, João Filipe Malaquias Barreto Tavares
Orientador: Paixão, Rui Alexandre Paquete
Keywords: Autoengano; Álcool; Vida Académica; COVID-19; Motivos para Beber; Self-Deception; Alcohol; College Life; COVID-19; Drinking Motives
Issue Date: 26-Nov-2021
Serial title, monograph or event: Autoengano, Conformidade e Alcoolismo: Impacto da Pandemia de COVID-19 nos Padrões de Consumo de Álcool dos Estudantes Universitários
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: Autoengano, Conformidade e Alcoolismo: Impacto da Pandemia de COVID-19 nos Padrões de Consumo de Álcool dos Estudantes UniversitáriosEsta dissertação visa explorar os comportamentos de consumo de álcool dos estudantes universitários considerando alguns indicadores psicopatológicos e a sua relação com o contexto pandémico. Para o efeito, considerou-se a possível relação entre os motivos para beber (Cooper, 1994) e o consumo de álcool, bem como a existente entre os níveis de autoengano e o consumo de álcool antes e durante o primeiro confinamento. Procurou-se avaliar, também, a possível relação entre a desejabilidade social e o autoengano. A amostra utilizada (N = 174) é composta por estudantes universitários (n = 111) e não-estudantes (n = 63), com idades entre os 18 e os 36 anos (M = 24.17, DP = 3.79). O protocolo é composto pelas seguintes escalas de autorresposta: Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT), Drinking Motives Questionnaire – Revised (DMQ-R), Self-Deception Questionnaire – 12 (SDQ-12), Brief Symptom Inventory – 18 (BSI-18) e a Escala de Desejabilidade Social de 20 Itens (EDS-20). Em conclusão, evidenciam-se relações significativas entre a ansiedade e os motivos “Coping” (ρ = .29) e “Conformidade” (ρ = .23), bem como um pequeno valor preditivo do motivo “Aprimoramento” sobre o consumo de álcool durante o primeiro confinamento (R2a = .14). Os estudantes reportam um consumo menor de álcool durante este período, embora apresentem maior ansiedade. ______________________________________________________________________________________________
Self-Deception, Conformity and Alcoholism: Effects of the COVID-19 Pandemic on College Students’ Drinking PatternsThe aim of this dissertation is to explore college students’ alcohol-related behaviors when considering some psychopathological indicators and their relationship with the COVID-19 pandemic. As such, the possible relationship between drinking motives (Cooper, 1994) and alcohol abuse was considered, as well as the one between self-deception levels and alcohol use during the first quarantine period of the pandemic. The relationship between social desirability and self-deception was also examined. The sample (N = 174) is comprised of college students (n = 111) and non-students (n = 63), with ages ranging from 18 to 36 years old (M = 24.17, SD = 3.79). The protocol includes the following self-report scales: Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT), Drinking Motives Questionnaire – Revised (DMQ-R), Self-Deception Questionnaire – 12 (SDQ-12), Brief Symptom Inventory – 18 (BSI-18), and Social Desirability Scale (EDS-20). In conclusion, there were statistically significant associations found between anxiety and “Coping” (ρ = .29) and “Conformity” (ρ = .23) motives, as well as a small predictive power between the “Enhancement” motive and alcohol use during the first quarantine period (R2a = .14). College students reported consuming less alcohol during this period than their non-student counterparts, although they report more anxiety.________________________________________________________________________________________________
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/99310
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese__João Filipe Valério.pdf1.9 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

63
checked on Aug 12, 2022

Download(s)

48
checked on Aug 12, 2022

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons