Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/99308
Title: O conteúdo dos projetos de vida de Portugueses e Brasileiros em diferentes etapas do ciclo de vida: Um estudo comparativo
Other Titles: The content of the life projects of Portugueses and Brazilians in different stages of the life cycle: A comparative study
Authors: Gomes, Fábio de Almeida
Orientador: Paixão, Maria Paula Barbas de Albuquerque
Coscioni, Vinicius
Keywords: projeto de vida; orientação futura; possible self; domínios de vida; análise prototípica; life project; future orientation; possible self; life domains; prototypical analysis
Issue Date: 24-Nov-2021
Serial title, monograph or event: O conteúdo dos projetos de vida de Portugueses e Brasileiros em diferentes etapas do ciclo de vida: Um estudo comparativo
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: Construir um projeto de vida é algo pessoal e importante para desenvolver a identidade. Embora não haja uma definição consensual do que é projeto de vida, a literatura parece concordar na sua ligação com a zona temporal do futuro. Estudos demostram que a criação de um projeto de vida ajuda adolescentes a evitar futuros comportamentos de risco e é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento saudável em diferentes faixas etárias. No entanto, o projeto de vida pode variar com a idade. Diferenças culturais e de contexto parecem, igualmente ser variáveis importantes ao tentar entender o projeto de vida de alguém. O objetivo principal desta dissertação foi caracterizar os conteúdos dos projetos de vida dos participantes Portugueses e Brasileiros nas diferentes fases do ciclo vital. Para isso, foi necessária a aplicação de um questionário. No total, 2.133 m responderam ao questionário. Os participantes foram então divididos em duas amostras, uma Portuguesa e outra Brasileira. Cada amostra foi subdividida em quatro grupos etárias. As respostas dos participantes foram posteriormente analisadas por meio de uma análise de similitude e uma análise prototípica com recurso ao software IRaMuTeQ. Os resultados apontam para pequenas semelhanças entre as duas amostras entre os grupos etários. No entanto, vários pontos diferenciam as duas amostras. Algumas diferenças encontradas podem estar relacionadas com diferenças culturais. No entanto, também existem diferenças relacionadas com as diferentes dificuldades socioeconómicas dos dois países. Essas diferenças parecem ser importantes para entender os contextos em que os participantes de ambas as amostras estão inseridos e entender os seus projetos de vida.
Building a life project is something personal and important to develop an identity. Although there is still no consensual definition of what life project is, the literature seems to agree on its connection with the future time zone. Studies show that creating a life project helps teenagers avoid future risky behaviors and is an essential tool for the healthy development of different age groups. However, the life project can vary with age. Cultural and contextual differences also seem to be important variables when trying to understand someone’s life project. The main goal of this dissertation was to characterize the content of Portuguese and Brazilian participants’ life projects at different stages of the life cycle. For this, it was necessary to carry out a questionnaire. 2133 people responded to the questionnaire. The participants were then divided into two samples, one Portuguese and one Brazilian. Each sample was further divided into four age groups. Participants’ responses were posteriorly analyzed through a similarity analysis and a prototypical analysis, using the IRaMuTeQ software. The results point to slight similarities between the two samples across age groups. However, there are several points that differentiate both samples. Some differences found can be related to cultural differences. Nonetheless, there are also differences related to the different socioeconomic difficulties of the two countries. These differences seem to be important to understand the contexts where the participants of both samples are inserted and to understand their life projects.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/99308
Rights: openAccess
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