Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99304
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Marcelino Arménio Martins-
dc.contributor.authorRodrigues, Francisca Oliveira-
dc.date.accessioned2022-03-15T23:01:11Z-
dc.date.available2022-03-15T23:01:11Z-
dc.date.issued2021-10-12-
dc.date.submitted2022-03-15-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/99304-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractNos últimos anos, tem sido evidente o interesse gradual em aprofundar o conhecimento sobre as funções executivas, por estas serem as principais intervenientes dos processos neurocognitivos na vida dos indivíduos e, consequentemente, assumirem protagonismo na adaptação às diversas situações do quotidiano, permitindo-lhes planear, monitorizar e regular o seu comportamento. O principal objetivo deste estudo é contribuir para os estudos de validação para a população portuguesa do Inventário de Avaliação Comportamental de Funções Executivas - 2ª Edição (BRIEF-2, The Behavior Rating Inventory of Executive Function - Second Edition; Gioia et al., 2015), através da realização dos estudos de validade concorrente da versão Pais e Professores. Foram realizadas análises no âmbito da fiabilidade, através da análise da confiabilidade entre avaliadores, e da validade concorrente, com base numa amostra de 80 crianças do 1º ano de escolaridade. Os dados recolhidos mostram que a informação fornecida pelos professores apresenta correlações mais fortes com as medidas de validade concorrente. Complementarmente, os resultados obtidos revelaram valores de correlação aceitáveis entre o BRIEF-2 e outros inventários comportamentais. Assim, as correlações com o CHEXI são moderadas para a versão Pais e elevadas na versão Professores. As correlações com os testes de desempenho (Fluência Verbal Semântica, Nomeação Rápida de Cores, Memória de Dígitos), são muito baixas, ainda que apresentem significado estatístico. Por último, a análise das correlações com o rendimento académico, revelam que as FE, tal como são medidas pelo BRIEF-2, são, aparentemente, preditoras do rendimento académico dos alunos. Em suma, os resultados observados neste estudo exploratório, denunciam que a fiabilidade dos resultados é maior na versão respondida pelos Professores. Além disso, o estudo revela que o BRIEF-2 parece ser uma boa escolha para avaliar as funções executivas nas crianças portuguesas, que frequentam o ensino primário.por
dc.description.abstractIn the past years, the gradual interest in deepening the knowledge about executive functions has been evident, as these are the primarily responsible for neurocognitive processes in the lives of individual and, consequently, assume a leading role in adapting to the different situations of daily life, allowing them to plan, monitor and regulate their behavior. The main purpose of this study is to contribute to the validation studies for the Portuguese population of the Behavioral Assessment Inventory of Executive Functions - 2nd Edition (BRIEF-2, The Behavior Rating Inventory of Executive Function - Second Edition; Gioia et al., 2015), through the concurrent validity studies of the Parents and Teachers version of the inventory. The analyzes on this study were carried out, through the analysis of reliability between evaluators, and concurrent validity, based on a sample of 80 children from the 1st year of schooling. The data collected show that the information provided by teachers has stronger correlations with measures of concurrent validity. In addition, the results obtained revealed acceptable correlation values between BRIEF-2 and other behavioral inventories. Thus, correlations with CHEXI are moderated for the Parents version and high for the Teachers version. The correlations with the performance tests (Verbal Semantic Fluency, Rapid Color Naming, Digit Memory) are very low, even though they present statistical significance. Finally, the analysis of correlations with academic performance reveals that EF, as measured by the BRIEF-2, are apparently predictors of students' academic performance.In short, the results observed in this exploratory study show that the reliability of the results is greater in the version answered by the Professors. Furthermore, the study reveals that the BRIEF-2 seems to be a good choice to assess executive functions in Portuguese children attending primary school.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectFunções Executivaspor
dc.subjectBRIEF-2por
dc.subjectCHEXIpor
dc.subjectFluência Verbal Semânticapor
dc.subjectNomeação Rápida de Corespor
dc.subjectExecutive Functionseng
dc.subjectBRIEF-2eng
dc.subjectCHEXIeng
dc.subjectSemantic Verbal Fluencyeng
dc.subjectQuick Color Namingeng
dc.titleEstudos De Validade Concorrente Do Inventário Behavior Rating Inventory Of Executive Function - Second Edition (BRIEF-2)por
dc.title.alternativeConcurrent Validity Studies Of The Behavior Rating Inventory Of Executive Function - Second Edition (BRIEF-2)eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleEstudos De Validade Concorrente Do Inventário Behavior Rating Inventory Of Executive Function - Second Edition (BRIEF-2)por
dc.date.embargoEndDate2027-10-11-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2027-10-11*
dc.identifier.tid202963500-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorRodrigues, Francisca Oliveira::0000-0002-5131-2739-
uc.degree.classification18-
uc.date.periodoEmbargo2190-
uc.degree.presidentejuriAlbuquerque, Maria Cristina Petrucci Almeida-
uc.degree.elementojuriPereira, Marcelino Arménio Martins-
uc.degree.elementojuriSimões, Mário Manuel Rodrigues-
uc.contributor.advisorPereira, Marcelino Arménio Martins-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextembargo_20271011-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s)

122
checked on Oct 15, 2024

Download(s)

10
checked on Oct 15, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons