Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99222
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBaptista, Tiago Rodrigues-
dc.contributor.advisorBrunido, Filipe-
dc.contributor.authorMadureira, Bruno-
dc.date.accessioned2022-03-09T10:27:01Z-
dc.date.available2022-03-09T10:27:01Z-
dc.date.issued2016-06-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/99222-
dc.descriptionRelatório Final de Estágio do Mestrado em Engenharia Informática apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.pt
dc.description.abstractA realidade virtual é uma tecnologia já bastante antiga que, no entanto, nunca atingiu a maturidade nem o sucesso comercial. Presentemente esta tecnologia encontra-se a atravessar um momento de vários avanços tecnológicos e cada vez mais surgem previsões que vai mudar drasticamente a vida das pessoas num futuro muito próximo. A realidade virtual pretende imergir o seu utilizador num mundo virtual que lhe pareça real. Este processo é conseguido através da simulação de sensações reais através do uso de software e hardware construídos para o efeito. O presente documento foi realizado no âmbito da disciplina de Dissertação/Estágio do Mestrado em Engenharia Informática da Universidade de Coimbra. O estágio foi realizado na WIT-Software e consistiu na construção de uma prova de conceito, envolvendo a aplicação de realidade virtual, em conteúdo multimédia. O objetivo deste estágio é o desenvolvimento de uma prova de conceito, constituída por uma plataforma mobile para consumo de conteúdo multimédia em realidade virtual. Esta plataforma foi desenvolvida para dispositivos iOS de 4.7 polegadas e suportada por dispositivos de realidade virtual do tipo “Google Cardboard”. Com o desenvolvimento desta plataforma espera-se compreender melhor como aplicar a realidade virtual num contexto móvel, ajudando a empresa a estar preparada para lidar com o mercado emergente de V.R.pt
dc.description.abstractVirtual Reality is a technology with some years that, however has never reached neither maturity neither commercial sucess. Nowadays this technology is going through a moment of technological advances and it’s predicted that it will drasticly change the life of people in a near future. Virtual reality aims to immerge its user in a virtual world that it appears to be real to him. This process is reached by the simulation of real sensations by the use of software and hardware built for the effect. This document has been produced within the subject of Dissertation / Intership in Computer Science from the University of Coimbra. The intership was held in WIT-Software and consisted in building a proof of concept, concerning the application of virtual reality application in multimedia content. The aim of this internship is the development of a proof of concept, constituted by a mobile platform for the consumption of multimedia content in virtual reality. This platform was developed for 4.7 inch iOS devices and supported by virtual reality devices of the type “Google Cardboard”. With the development of this platform, it’s expected to be learned how to apply virtual reality in a mobile context, helping the company to be prepared to deal with the emergent V.R. market.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsembargoedAccesspt
dc.subjectAction Camerapt
dc.subjectiOSpt
dc.subjectMobile V.R.pt
dc.subjectOpenGLpt
dc.subjectPowerPointpt
dc.subjectVirtual Realitypt
dc.subjectV.R. Enginept
dc.subjectVideo Playerpt
dc.subjectMusic Playerpt
dc.subjectGLSLpt
dc.subjectOOXMLpt
dc.subjectObjective-Cpt
dc.subjectC++pt
dc.subjectAction Camerapt
dc.subjectiOSpt
dc.subjectMobile V.R.pt
dc.subjectOpenGLpt
dc.subjectPowerPointpt
dc.subjectVirtual Realitypt
dc.subjectV.R. Enginept
dc.subjectVideo Playerpt
dc.subjectMusic Playerpt
dc.subjectGLSLpt
dc.subjectOOXMLpt
dc.subjectObjective-Cpt
dc.subjectC++pt
dc.titleAplicação de Realidade Virtual para Conteúdo Multimédiapt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.date.embargo2022-05-31*
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameRelatório Final Estágio do Mestrado Engenharia Informáticapt
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo2190pt
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCISUC - Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-9585-3641-
Appears in Collections:FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatorio.pdf17.77 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

136
checked on Nov 6, 2024

Download(s)

57
checked on Nov 6, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.