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https://hdl.handle.net/10316/99170
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Branco, Sérgio Dias | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-05T16:49:15Z | - |
dc.date.available | 2022-03-05T16:49:15Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.issn | 978-989-54365-4-5 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/99170 | - |
dc.description.abstract | O encontro entre o marxismo e os estudos fílmicos como área científica, nas décadas de 1960 e 70, foi incompleto e, talvez, superficial, tendo em conta o seu potencial. Esse fértil cruzamento mal tinha começado quando terminou devido ao reverso daquilo que o tinha propiciado-as lutas populares e revolucionárias, inicialmente, e o seu refluxo histórico, posteriormente. No entanto, essa história é mais densa e ampla. Inclui, por exemplo, os avanços na teoria e prática do cinema criados pelos cineastas soviéticos nos anos 1920 e 30. O diálogo entre o marxismo e os estudos fílmicos manteve-se apenas de maneira fragmentária, em detrimento do cinema, mas também do próprio marxismo-entendido aqui como proposta filosófica de análise crítica e ação emancipadora, em estreita ligação com as mudanças dialéticas do mundo. Nesse sentido, retomar este diálogo de modo mais profícuo e duradouro, só pode começar com a constatação de que Karl Marx não propôs uma teoria da arte. Por isso, falar numa estética marxista é tão equivocado no passado como no presente. Esta comunicação argumenta que a obra de Marx permanece contemporânea para o estudo do cinema como arte e fenómeno histórico-social por dois aspetos. Primeiro, as hipóteses que abre para uma filosofia crítica da arte. Segundo, o seu estímulo à interrogação do cinema como produção material e de consciências. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Associação de Investigadores da Imagem em Movimento | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.subject | Cinema | pt |
dc.subject | Marxismo | pt |
dc.title | Cinema e Marxismo, Pontos de Fuga | pt |
dc.type | article | pt |
degois.publication.firstPage | 119 | pt |
degois.publication.lastPage | 126 | pt |
degois.publication.location | Lisboa | pt |
degois.publication.title | Atas do X Encontro Anual da AIM | pt |
dc.relation.publisherversion | https://aim.org.pt/atas/indice/ATAS%20AIM%202022_merged_compressed-119-126.pdf | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
dc.date.embargo | 2022-01-01 | * |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | article | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
crisitem.author.researchunit | CEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0003-2444-9905 | - |
Appears in Collections: | FLUC Secção de Artes - Artigos e Resumos em Livros de Actas |
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File | Description | Size | Format | |
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2022_Cinema.Marxismo.pdf | 241.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
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