Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99071
Title: Relatórios de Estágio e Monografia intitulada "As novas tecnologias na organização da farmácia comunitária"
Other Titles: Internship Report and Monography entitled "New technologies in the organization of community pharmacy"
Authors: Malafaia, Ana Cláudia Filipe
Orientador: Brinca, Carolina Teixeira de Figueiredo
Pita, João Rui Couto da Rocha
Keywords: tecnologia; farmácia; organização; telefarmácia; COVID-19; technology; pharmacy; organization; telepharmacy; COVID-19
Issue Date: 21-Jul-2021
Serial title, monograph or event: Relatórios de Estágio e Monografia intitulada "As novas tecnologias na organização da farmácia comunitária"
Place of publication or event: Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra; Farmácia Teixeira-Vouzela
Abstract: A tecnologia está presente na farmácia comunitária desde a mais trivial tarefa à mais complexa. O sistema informático representa o coração da farmácia de oficina, a tecnologia transversal a todas as funções realizadas na farmácia e sem o qual o dia a dia farmacêutico fica dificultado.Uma grande viragem de paradigma nos serviços farmacêuticos foi o aparecimento da telefarmácia e a entrega de medicamentos e outros produtos de saúde no domicílio, com a devida qualidade e segurança. A telefarmácia surge com o intuito de permitir que todos os utentes tenham acesso à sua medicação e a um acompanhamento personalizado, através de videoconferência ou de chamadas telefónicas, de maneira a esclarecer possíveis dúvidas que surjam relativas à medicação ou para aconselhamento farmacêutico sobre outras afeções menores. Os principais desafios que as implementações destas tecnologias enfrentam são a aceitação por parte dos utentes, muitos deles idosos e sem conhecimentos tecnológicos, os custos iniciais e a pouca predisposição para que esse serviço seja pago pelos utentes, dificultando o retorno financeiro.Uma vez que os produtos são praticamente os mesmos entre farmácias, cria-se a necessidade de diferenciação entre farmácias, pelo que a prestação de serviços assume um papel central neste ponto. A qualidade do atendimento prestado, os serviços adicionais disponíveis nas farmácias e a disponibilidade da farmácia para entrega ao domicílio do utente, são alguns fatores diferenciadores que fazem os utentes escolher uma farmácia em detrimento deoutras. Apresençadediferentesfontesdetecnologia,comoossítioseletrónicos,asredes sociais e a telefarmácia, constituem também fatores diferenciadores, que quando não adotados pelas farmácias concorrentes, se transformam numa vantagem competitiva.O aparecimento destas tecnologias emergentes iria surgir num futuro próximo. Todavia, a COVID-19 veio catalisar esse processo, ao criar a necessidade de uma adaptação rápida às condições de distanciamento físico e confinamento sentidas.
Technology is present in community pharmacy from the most trivial task to the most complex. The computer system represents the heart of the pharmacy, the technology present in all functions performed in the pharmacy and without which the pharmacist's day would be difficult.A major paradigm shift in pharmaceutical services was the emergence of telepharmacy and the delivery of medicines and other health products at home, with the proper quality and safety. Telepharmacy arises with the aim of allowing all users to have access to their medication and to personalized monitoring, through videoconference or telephone calls, to clarify any doubts, they may have regarding medication or for pharmaceutical advice on other minor conditions. The main challenges that the implementation of these technologies face is the acceptance by patients, many of them elderly and without technological knowledge, the initial costs and the lack of willingness for this service to be paid by patients, hindering the financial return.Since the products are practically the same between pharmacies, there is a need for differentiation between them, so that the provision of services assumes a central role in this point. The quality of care provided, the additional services available in pharmacies and the availability of the pharmacy for delivery to the patient's home are some differentiating factors that make them choose one pharmacy over others. The presence of different technology sources, such as websites, social networks and telepharmacy, are also differentiating factors, which when not adopted by competing pharmacies, become a competitive advantage.The appearance of these emerging technologies would appear soon. However, COVID-19 came to catalyze this process, creating the need for a quick adaptation to the conditions of social distancing and confinement felt.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas apresentado à Faculdade de Farmácia
URI: https://hdl.handle.net/10316/99071
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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