Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/98946
Title: ENEIDA.IO Rebranding da Identidade visual da Empresa e desenvolvimento de conteúdo multimédia
Authors: Nogueira, Maria Rita Amaral 
Orientador: Gomes, António Manuel Sucena Silveira
Oliveira, Hugo Ricardo Gonçalo
Issue Date: Jun-2016
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Esta dissertação consiste numa nova proposta de identidade e imagem visual da empresa Eneida wireless & sensors, resultando de uma vasta pesquisa histórica sobre a mesma. Deste modo, a proposta realizada é consequente de uma série de testes e experiências ao nível de branding. Neste processo, os resultados mais promissores serão testados em material gráfico, bem como digital, de forma a explorar qual das opções candidatas é a mais apta. Dado que este desafio está integrado no âmbito de uma empresa que soluciona problemas de indústria pesada e venda de produtos para o mesmo fim, surge também a necessidade de comunicar com o público-alvo de uma forma mais aliciante. Esta abordagem incide assim sobre uma área particular da Empresa, a Energia, e para esta serão estudadas formas de divulgação, através de conteúdo multimédia. Para além de um site integrado no website geral da empresa, pretende-se fundir áreas ao nível digital, tendo estas um conceito comum ligado ao design de informação, através de uma forma visual, clara e persuasiva. Esta fusão será aplicada às áreas de branding, iconografia, sinalética, acessibilidade visual e animação. Numa fase inicial, 1º Semestre, realizou-se um estudo teórico sobre as áreas de design e multimédia mais relevantes para a execução deste trabalho. Passando assim pelo historial do design gráfico, identidade visual, desde o seu objetivo, constituintes, métodos, evolução, aplicações, à visualização de dados, infografia, sinalética, e respetivas divulgações, animação, interatividade e abordagens. Em seguida, o estudo passou pelo levantamento histórico da empresa, de forma a percepcionar-se melhor o trabalho realizado, desde o momento em que se fundou a empresa, até à actualidade. Após esta fase de estudo, já no 2º Semestre, introduziu-se o trabalho prático nas suas diferentes vertentes. O foco incidiu na definição da nova identidade visual, através de experiências e testes, prosseguiu- se para a aplicação deste rebranding. Posteriormente, desenvolveu-se a componente web e respectivo conteúdo multimédia, passando por vários testes e correções, até se chegar ao resultado final.
This master’s thesis consists of a new identity and visual image proposal to Eneida wireless & sensors. Through a series of tests and experiments of rebranding, case studies and the study of the company’s history, this work culminated in my final proposal. In this process, the most promising results will be tested in graphics, as well as digital, in order to explore which of the candidates is the most suitable option. Since this challenge is integrated within a company that solves heavy industry problems and the sale of products for the same purpose, this calls for the need to communicate with the audience in a more effective way. This approach is also focused on very particular branch of Industry, Energy. This form of disclosure will be studied by means of multimedia content. In addition to an integrated site in the general website of the company, I intend to merge other areas in the digital level with a common concept linked to information design. This will connect to computer graphics with iconography, signage systems, visual accessibility, design and animation. Initially, in the first of Semester, a theoretical study was conducted on the most relevant areas of design and multimedia. From graphic design history, visual identity, their objectives, components, methods, evolution, applications, to data visualization, computer graphics, signage, and respective disclosures, animation, interactivity and approaches. Then, a survey on the history of the company, in order to better perceive the extent of how this work will be inserted on the company. After this first phase of study, a more practical one will be initiated in the 2nd Semester. This phase will focus on the new corporate identity, through experiments and tests. This period will be reserved for multimedia development, tests, corrections, and decisions in order to reach a final product by its end.
Description: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/98946
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado

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