Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/98612
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Maria Helena Lopes Damião da-
dc.contributor.authorVarela, Elisabete de Jesus Lopes da Veiga-
dc.date.accessioned2022-02-04T09:28:44Z-
dc.date.available2022-02-04T09:28:44Z-
dc.date.issued2022-01-13-
dc.date.submitted2020-12-26-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/98612-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Ciências da Educação apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.pt
dc.description.abstractA presente tese de doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Organização de Ensino /Aprendizagem e Formação dos professores, incide sobre, a Formação Inicial de professores para a Educação para a Cidadania: O caso da Faculdade de Educação e Desporto de Cabo Verde, onde integra uma abordagem teórica e normativo-legal, a que se segue uma investigação empírica. Para melhor interpretar essa análise e preparar a investigação empírica, na componente téorica, explorar-se-á, com base na literatura da especialidade, por um lado, a formação de professores nos diversos contextos, dando enfâse aos principais paradigmas de formação, e as respetivas particularidades da formação inicial, bem como as suas vertentes e possibilidades de as articular e, por outro, análise das determinações normativo-legais e curriculares (da formação inicial de professores e da educação para a cidadania) vigentes no sistema de ensino de Cabo Verde e, de modo particular, da Faculdade de Educação e Desporto, incidindo o sentido e o lugar da Educação para a Cidadania no currículo escolar do Ensino Básico implementadas. A investigação empírica de natureza qualitativa e quantitativa, com recurso a metodologia e técnicas de recolha e tratamento de dados, centra-se em dois estudos realizado no mencionado espaço académico. O primeiro estudo teve por objetivo conhecer as perceções de formadores e futuros professores sobre a Educação para a Cidadania e sobre a Formação Inicial destinada a concretizá-la. Para o esclarecer contruí-mos uma entrevista individual (com duas versões homólogas: uma para formadores e outra para formandos) que aplicámos a 19 formadores e 68 formandos. O segundo es-tudo teve como objetivo saber como formandos em situação de estágio pedagógico integram a educação para a cidadania no processo de ensino-aprendizagem, tanto em termos de pensamento como da ação. Para o esclarecer construímos duas grelhas de observação (uma de planificações de aulas e outra do desenvolvimento do ensino em sala de aula) e uma entrevista individual a fazer na pós-observação. Participaram 21 formandos (estagiários) dos diferentes núcleos de formação. Os dados recolhidos, analisados com recurso à técnica de análise de conteúdos, revelaram uma consonância nas perceções de formadores e formandos na centralidade que imputam aos valores éticos na educação, encarando-os como valores de cidadania, assim como na capacidade de integração de componentes de cidadania na leccionação disciplinar. Permitiu também verificar a integração de componentes de cidadania, orientada por esses valores, na prática letiva desenvolvida em situação de estágio pedagógico.pt
dc.description.abstractThe present thesis in Education Sciences, specialisation in “organization of teaching/ learning and teacher training, talk about this Initial teacher Training for Citizenship Education: The case of the Faculty of Education and Sport of Cape Verde. The thesis integrates a theoreti-cal and normative-legal approach, followed by an empirical investigation. In order to better interpret this analysis and prepare the empirical research, in the theoret-ical component, it will be explored, based on the literature of the specialty, on the one hand, the training of teachers in the different contexts, giving emphasis to the main paradigms of training, and the respective particulatity of initial training, as well as its aspects and possibility of articulating them, and, on the other hand analysis of the normative-legal and curricular de-terminations of the initial training of teacher and of education for citizenship in force in the education system of Cape Verde and, in particular, of the Faculty of Education and Sport, Focunsing on the meaning and the place of Education for Citizenship in the Basic Education school curriculum implemented. The empirical part of the thesis research of qualitative and quantitative nature, using the methodology and techniques of result obtained collection and treatment, focuses on two studies accomplished in the mentioned academic space. The first study aimed to get to know the per-ceptions of trainers and future teacher on Education for Citizenship and on initial training aimed at achieving it. To clarify this, we conducted an individual interview with two similar versions: one for trainers and one for trainees that we applied to 19 trainers and 68 trainees. The second study aimed to find out how trainees in a pedagogical internship situation integrate Citizenship Education into teaching / learning process, both in terms of thought and action. To clarify this, we constructed two observation grids one for lesson planning and the other for the development of classroom teaching and individual interview to be done in post-observation. This study has 21 trainees from different training centers participated. The result collected analuzed using the content analysis technique, revealed a consoan-ance in the perceptions of trainers and trainees in the centrality that they attribute to ethical values in education, viewing them as values of citizenship, as well as in the ability to integrate components of citizenship education in disciplinary teaching. It also allowed to verify the inte-gration of citizenship components, guided by these values, in the teaching practice developed in a situation of pedagogical internship.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsembargoedAccesspt
dc.subjectFormação Inicial de Professorespt
dc.subjectEducação para a Cidadaniapt
dc.subjectValores Éticospt
dc.subjectPráticas letivaspt
dc.subjectPercepção dos Professorespt
dc.subjectInitial teacher trainingpt
dc.subjectCitizenship educationpt
dc.subjectEthical values,pt
dc.subjectteaching practicespt
dc.subjectteacher perceptionpt
dc.titleFormação Inicial de Professores na Educação para a Cidadania: O caso da Faculdade de Educação e Desporto de Cabo Verdept
dc.typedoctoralThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2023-01-13*
dc.identifier.tid101652968pt
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopt
thesis.degree.disciplineID03019053-
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.leveldoutor-
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências da Educaçãopt
thesis.degree.grantorUnit00507::Universidade de Coimbra - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educaçãopor
uc.date.periodoembargo0por
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo365pt
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-3324-4074-
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
FPCEUC - Teses de Doutoramento
Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE ELISABETE FINAL.pdf1.7 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

209
checked on May 7, 2024

Download(s)

42
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.