Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/98422
Title: Impacto do autoconhecimento no stress, burnout, autocompaixão e compaixão em estudantes de medicina – ensaio clínico controlado
Other Titles: Impact of Self-Awareness in Stress, Burnout, Self-Compassion and Compassion in Medical Students - controlled clinical trial
Authors: Martinho, Ana Carolina Monteiro
Orientador: Silva, Inês Rosendo Carvalho e
Constantino, Liliana Rute António
Keywords: autoconhecimento; stress; burnout; qualidade de vida; autocompaixão; self-awareness; stress; burnout; quality of life; self-compassion
Issue Date: 18-Mar-2021
metadata.degois.publication.title: Impacto do autoconhecimento no stress, burnout, autocompaixão e compaixão em estudantes de medicina – ensaio clínico controlado
metadata.degois.publication.location: Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Abstract: Introdução: Vários estudos revelaram o impacto do stress e do burnout na comunidade médica estudantil, com repercussões na qualidade de vida dos alunos e nos seus níveis de empatia, compaixão e autocompaixão. O autoconhecimento baseado no Eneagrama de Personalidades pode ser a intervenção com potencial modificador destas variáveis e, portanto, é o foco deste estudo.Métodos: Num ensaio clínico controlado, uma amostra de 48 alunos de medicina, antes e após uma intervenção, responderam a um questionário online com 6 escalas - Qualidade de Vida Percecionada (EQ-VAS), Stress Percecionado (PSS), Burnout (MBI-SS), Autocompaixão (SELFCS), Compaixão (CS) e Autorreflexão e Insight (SRIS). O grupo de intervenção, constituído por 24 participantes voluntários, realizou um curso de autoconhecimento e comunicação com recurso ao Eneagrama de Personalidades. O grupo controlo (24 pessoas) foi recrutado com o emparelhamento das variáveis sociodemográficas com o grupo de intervenção. Os dados obtidos foram submetidos a análise estatística descritiva e inferencial através dos testes de Wilcoxon e U de Mann-Whitney, e a análise qualitativa de análise de conteúdos.Resultados: Verifica-se o efeito benéfico desta intervenção de forma significativa na Qualidade de Vida Percecionada (p=0.002), Stress Percecionado (p=0.001), Autocompaixão (p=0.030) e das suas 2 subescalas Isolamento (p=0.016) e Sobreidentificação (p=0.010), no grupo de intervenção. Quanto às diferenças entre o grupo de intervenção e o grupo de controlo havia uma diferença significativa prévia na Qualidade de Vida Percecionada (p=0.018), antes do curso, e verificou-se diferença na subescala Autorreflexão (p=0.044), após o curso.Discussão: Apesar das limitações da nossa amostra não aleatorizada, o autoconhecimento teve o impacto positivo esperado nas variáveis de qualidade de vida, stress, burnout, autocompaixão e compaixão, sendo que esse efeito numa determinada variável pode também ser responsável pela melhoria das restantes, e vice-versa, como é o caso da autocompaixão.Conclusão: Os resultados obtidos no presente ensaio clínico sugerem o efeito benéfico do autoconhecimento na qualidade de vida, stress, burnout, autocompaixão e compaixão em estudantes de medicina. Assim, este curso poderá ser uma estratégia a apostar na promoção e manutenção da saúde mental dos estudantes de medicina e futuros médicos. Será importante também perceber os efeitos a mais longo prazo deste tipo de intervenção.
Introduction: Several studies revealed the impact of stress and burnout among the medical students’ community, with repercussions on students' quality of life and their levels of empathy, compassion and self-compassion. Self-knowledge based on the Enneagram of Personalities can be the modifying factor for these variables and, therefore, is the focus of this study.Methods: In a controlled clinical trial, a sample of 48 medical students, before and after an intervention, answered an online questionnaire with 6 scales - Perceived Quality of Life (EQ-VAS), Perceived Stress (PSS), Burnout (MBI-SS), Self-Compassion (SELFCS), Compassion (CS), and Self-Reflection and Insight (SRIS). The intervention group, consisting of 24 volunteer participants, held a self-knowledge and communication course using the Enneagram of Personalities. The control group (24 people) was recruited by matching sociodemographic variables with the intervention group. The data obtained was subjected to descriptive and inferential statistical analysis using the Wilcoxon and Mann-Whitney U tests, and to qualitative analysis of content analysis.Results: There is a significant beneficial effect of this intervention in the Perceived Quality of Life (p=0.002), Perceived Stress (p=0.001), Self-Compassion (p=0.030) and its 2 subscales Isolation (p=0.016) and Overidentification (p=0.010), in the intervention group. As for the differences between the intervention group and the control group, there was a previous significant difference in the Perceived Quality of Life scale (p=0.018), before the course, and there was a difference in the Self-Reflection subscale (p=0.044), after the course.Discussion: Despite the limitations of our non-randomized sample, self-knowledge had the expected positive impact on the variables of quality of life, stress, burnout, self-compassion and compassion, and this effect on a given variable may also be responsible for the improvement of the others, and vice versa, as it is the case of self-compassion.Conclusion: The results obtained in the present clinical trial suggest the beneficial effect of self-knowledge on quality of life, stress, burnout, self-compassion and compassion in medical students. Thus, this course could be a strategy to promote and maintain the mental health of medical students and future doctors. It will also be important to understand the longer-term effects of this type of intervention.
Description: Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
URI: https://hdl.handle.net/10316/98422
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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