Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/98237
Title: Implementação de um sistema de gestão de manutenção
Other Titles: Implementation of a maintenance management system
Authors: Guimarães, Leandro Jorge Barros
Orientador: Loureiro, Altino de Jesus Roque
Fernandes, Eleutério
Keywords: Gestão da manutenção; Produtividade; Sistema de Gestão de Manutenção Computorizado; Manutenção Preventiva; Indicadores de desempenho; Maintenance Management; Productivity; Computerized Maintenance Management System; Preventive Maintenance; Key Performance Indicators
Issue Date: 12-Nov-2021
Serial title, monograph or event: Implementação de um sistema de gestão de manutenção
Place of publication or event: AMOB Group
Abstract: A competitividade empresarial tem vindo a aumentar com o consequente aumento da concorrência, confrontando as empresas com a necessidade de evoluírem, existindo um conjunto de características que lhes permitem diminuir os custos e melhorar a qualidade dos produtos e serviços. A manutenção, quando bem exercida, surge como um fator estratégico para garantir a máxima produtividade possível.A presente dissertação é resultado do trabalho desenvolvido em parceria com a AMOB Group, empresa especialista na produção de equipamentos de curvatura de tubos e perfis, tendo como objetivo principal a implementação de um sistema de gestão de manutenção, também conhecido por CMMS (Computerized Maintenance Management System).Assim, procurou-se fazer um levantamento das necessidades seguido de uma análise da situação atual do método de gestão da manutenção praticado. Seguiu-se o levantamento do inventário fabril bem como a criação de um sistema de numeração dos equipamentos, definiu-se os planos de manutenção preventiva e elaborou-se um histórico dos equipamentos com base nos registos de manutenção existentes. Completos os passos anteriormente descritos, inseriu-se toda a informação no sistema ERP (Enterprise Resource Planning), a fim de despontar e iniciar a monitorização do programa. Por fim, ainda que não implementados, foram definidos os KPI’s (Key Performance Indicator) para o sistema, para que no futuro próximo se possam tomar decisões de gestão com apoio nestes. O acompanhamento e monitorização diária do sistema de gestão de manutenção, apesar de curto período, permitiu identificar diversos erros e problemas, comprometendo o funcionamento otimizado deste. Para este efeito, foram apontandos e reportados os erros encontrados à empresa fornecedora do software, de forma a ajustá-lo de encontro com as necessidades da empresa.
Business competitiveness has been increasing as a result of the rising competition, confronting companies with the need to evolve, with a set of characteristics that allow them to reduce costs and improve the quality of their products and services. Maintenance, when properly exercised, emerges as a strategic factor to ensure maximum productivity.This dissertation is the result of work developed in partnership with the AMOB Group, a company specialized in the production of bending equipment for tubes and profiles, with the main objective being the implementation of a maintenance management system, also known as CMMS (Computerized Maintenance Management System).Thus, an attempt was made to carry out a survey of needs followed by an analysis of the current situation of the maintenance management method used. This was followed by a survey of the factory inventory as well as the creation of an equipment numbering system, preventive maintenance plans were defined and an equipment history was drawn up based on existing maintenance records.After that, all the information was inserted into the ERP (Enterprise Resource Planning) system, in order to emerge and start monitoring the program. Finally, although not implemented, the KPI's (Key Performance Indicators) for the system were defined, so that in the near future management decisions can be taken with their support. The support and daily monitoring of the maintenance management system, altough during a short period, allowed the identification of many gaps and technical problems, that were compromising the well functioning of the system. Therefore, inumerous technological failures and bugs were presented and reported to the software supplier, in order to adapt and adjust to the enterprise’s needs.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: http://hdl.handle.net/10316/98237
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação_Leandro_Guimarães.pdf2.72 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

87
checked on Aug 12, 2022

Download(s)

135
checked on Aug 12, 2022

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons