Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/98178
Title: Construção de um jogo de segurança voltado para alunos do MSI
Other Titles: Construction of a security game for MSI students
Authors: Silva, José Luís Lopes
Orientador: Simões, Paulo Alexandre Ferreira
Cruz, Tiago José dos Santos Martins da
Keywords: Cybersecurity Education; Cybersecurity Training; Capture the Flag; Active Learning; Gamification; Cybersecurity Education; Cybersecurity Training; Capture the Flag; Active Learning; Gamification
Issue Date: 3-Nov-2021
Serial title, monograph or event: CONSTRUÇÃO DE UM JOGO DE SEGURANÇA VOLTADO PARA ALUNOS DO MSI
Place of publication or event: DEI- FCTUC
Abstract: Globalmente, na última década as universidades apostam cada vez mais na oferta de cursos e programas em segurança informática, devido à elevada procura por especialistas no mercado atual. Porém, estabelecer cursos eficientes e efetivos em Cybersecurity Education é um enorme desafio. Os novos cursos em segurança informática, acabam por abordar diversas áreas, por vezes de forma introdutória, seja por limitação de tempo ou pela complexidade inerente. Pelo que, várias universidades investem ativamente nos processos de ensino, com melhorias sistemáticas e significativas nos cursos de segurança informática, com atividades práticas, certificações, estágios profissionais e atividades de Cybersecurity Training.Em 2017, a Universidade de Coimbra iniciou, pela primeira vez, o Mestrado em Segurança Informática (MSI), o qual, introduziu conceitos de segurança aplicados às áreas de software, criptografia, redes e infraestruturas informáticas. O presente projeto surge ao considerar a possibilidade de melhorar este curso, com uma forte componente prática. Utilizando a metodologia Active Learning com o conceito Gamification, pretendemos envolver os alunos e os professores, de diferentes áreas de investigação, na aprendizagem e gosto pela segurança informática, através de actividades de Cybersecurity Training, como os exercícios Capture the Flag.Assim, este projeto apresenta como solução, uma plataforma de treino em competências de segurança informática, na temática das competições de Capture the Flag (CTF). Esta solução visa disponibilizar exercícios de segurança num ambiente iterativo (cyber range), baseados em casos de estudo reais, para que os alunos desenvolvam as suas habilidades ofensivas e defensivas.No entanto, as habilidades necessárias e o tempo substancial, necessárias para criar e manter uma plataforma de CTF, é uma grande barreira. Neste projeto são traçadas as devidas medidas para solucionar o problema, propondo uma plataforma, que incorpore mecanismos de automação e virtualização. Por um lado, simplificando a gestão dos exercícios CTF, e por outro lado, possibilitando uma aprendizagem prática e motivante aos futuros alunos do curso MSI.
Globally, in the last decade universities are increasingly committed to offering courses and programs in computer security, due to the high demand for specialists in the current market. However, establishing efficient and effective courses in Cybersecurity Education is a huge challenge. The new computer security courses end up addressing several areas, sometimes in an introductory way, either due to time limitations or inherent complexity. Therefore, several universities actively invest in teaching processes, with systematic and significant improvements in computer security courses, with practical activities, certifications, professional internships and Cybersecurity Training activities.In 2017, the University of Coimbra initiated, for the first time, the Master in Computer Security (MSI), which introduced security concepts applied to the areas of software, cryptography, networks and computer infrastructure. The present project arises when considering the possibility of improving this course, with a strong practical component. Using the Active Learning methodology with the Gamification concept, we aim to involve students and teachers from different areas of research, in learning computer security, through of Cybersecurity Training activities.Thus, this project presents as a solution, a training platform in computer security skills, on the theme of Capture the Flag (CTF) competitions. This solution aims to provide security exercises in an iterative environment (cyber range), based on real case studies, so that students can develop their offensive and defensive skills.However, the necessary skills and substantial time required to create and maintain a CTF platform is a big barrier. This project outlines the necessary measures to solve this problem, proposing a platform that incorporates automation and virtualization mechanisms. On the one hand, simplifying the management of CTF exercises, and on the other hand, enabling practical and motivating learning for future MSI course students.
Description: Dissertação de Mestrado em Segurança Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/98178
Rights: openAccess
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