Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/98082
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dc.contributor.advisorGomes, Álvaro Filipe Peixoto Cardoso de Oliveira-
dc.contributor.advisorHenriques, Carla Margarida Saraiva de Oliveira-
dc.contributor.authorSantos, João Pedro Oliveira-
dc.date.accessioned2022-02-02T23:05:12Z-
dc.date.available2022-02-02T23:05:12Z-
dc.date.issued2021-11-30-
dc.date.submitted2022-02-02-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/98082-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractCom o aumento das emissões de gases de efeito estufa associadas ao setor de transportes, devido à grande dependência do petróleo e seus derivados, houve uma aceleração das alterações climáticas. Para mitigar essas alterações, a União Europeia pretende descarbonizar o setor até 2050. Assim, os veículos com motor de combustão interna devem ser substituídos por veículos que utilizem outras tecnologias. Os veículos elétricos aparecem como uma alternativa para a solução desse problema, por serem considerados de menor impacto ambiental. O trabalho desenvolvido visa avaliar os impactos associados a este tipo de veículos. Para esse efeito, é realizada uma avaliação do ciclo de vida em termos de emissões e uma comparação com os veículos com motor de combustão. Em seguida, um modelo baseado numa metodologia de apoio à decisão baseada em análise multicritério é desenvolvido para ordenar diferentes veículos. O método utilizado neste trabalho é o PROMETHEE GAIA. Este método ordena os veículos de acordo com um conjunto de critérios: ambientais, económicos e técnicos. Em geral, pode concluir-se que os veículos elétricos podem, de fato, ser uma alternativa aos motores de combustão para longas distâncias percorridas. Porém, é necessário de melhorar a tecnologia, reforçar as infraestruturas de carregamento existentes e reduzir os custos de fabricação das baterias.por
dc.description.abstractWith the increase of greenhouse gas emissions associated to the transport sector, due to the great dependence on oil and its derivatives, there has been an acceleration of climate change. To stop these changes, the European Union intends to decarbonise the sector until 2050. Thus, vehicles with internal combustion engines should be replaced by vehicles that use other technologies. Electric vehicles appear to be an alternative for solving this problem, as they are considered to have a lower environmental impact. The work developed aims to assess the real impacts associated to this type of vehicles. To do so, a life cycle assessment in terms of emissions is carried out and a comparison isdone against combustion engine vehicles. Then, a model based on a decision support methodology based on multicriteria analysis is developed to rank different vehicles. The method employed here in is the PROMETHEE GAIA. This method provides a ranking of the vehicles according to a set of criteria: environmental, economic and technical. Overall,it was found that, electric vehicles could, in fact, be an alternative to combustion engines for long distances covered. However, there is still the need of enhancing the technology, further deploy charging infrastructures and reduce the manufacturing costs of bateries.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAnálise Multicritériopor
dc.subjectEletrificação do setor dos transportespor
dc.subjectAnálise de ciclo de vidapor
dc.subjectMulticriteria analysiseng
dc.subjectTransport sector electrificationeng
dc.subjectLife cycle assessmenteng
dc.titleAnálise multicritério sobre a eletrificação dos transportespor
dc.title.alternativeA Comparative Assessment of Electric Vehicles Based on the PROMETHEE-GAIA Multicriteria Approacheng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEEC-
degois.publication.titleAnálise multicritério sobre a eletrificação dos transportespor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202920453-
thesis.degree.disciplineEngenharia Electrotécnica e de Computadores-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Eng. Electrotécnica e de Computadores-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSantos, João Pedro Oliveira::0000-0003-0690-4345-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriAntunes, Carlos Alberto Henggeler de Carvalho-
uc.degree.elementojuriGomes, Álvaro Filipe Peixoto Cardoso de Oliveira-
uc.degree.elementojuriCoelho, Dulce Helena Carvalho-
uc.contributor.advisorGomes, Álvaro Filipe Peixoto Cardoso de Oliveira::0000-0003-1229-6243-
uc.contributor.advisorHenriques, Carla Margarida Saraiva de Oliveira-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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