Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97974
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMendes, António José Nunes-
dc.contributor.authorCarvalho, Pedro Duarte de Almeida Estanqueiro e Cunha de-
dc.date.accessioned2022-02-02T23:02:13Z-
dc.date.available2022-02-02T23:02:13Z-
dc.date.issued2021-11-03-
dc.date.submitted2022-02-02-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/97974-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractProcessing é uma linguagem de programação, cada vez mais utilizada para a introdução de linguagens de programação, sendo utilizada sobretudo em áreas como artes visuais e relacionadas com informática e por isso, mais requisitada. No decurso desta dissertação, estudou-se, investigou-se e desenvolveu-se o suporte à sua aprendizagem. Para fazer este suporte procedeu-se à criação de um tradutor, que integrado com uma ferramenta do IDE Processing deu origem à visualização interativa de programas escritos em Processing que se pretendia. O uso de ferramentas tecnológicas para o auxílio do ensino à programação, em conjunto com o ensino tradicional, tem vindo a ser um tema que coloca muitas perguntas e dificuldades, porém a partir do século vinte e um notou-se uma crescente utilização deste género de ferramentas. Como tal, mais interessados, estudos e análises têm surgido sobre este assunto, tão complexo e interessante ao mesmo tempo.O presente relatório reúne uma descrição e análise sobre o trabalho desenvolvido ao longo de todo este estágio, que obrigou à familiarização com a linguagem Processing e o seu IDE, para que fosse possível estabelecer as bases de conhecimento em Processing, identificar os principais problemas encontrados no ensino das linguagens de programação, assim como as dificuldades e obstáculos que os alunos enfrentam, e porque razão acontecem. Encontra-se também no presente documento, informações sobre o produto final, a ferramenta DEIprocessing e o procedimento até este ser alcançado. Posteriormente, são abordados os testes realizados no produto desenvolvido, bem como os seus resultados e conclusões. Por fim, é feita uma descrição geral e final do trabalho empreendido ao longo destes catorze meses, com perspectivas de um trabalho futuro.por
dc.description.abstractProcessing is a programming language increasingly used for the introduction of programming languages, mainly utilised in fields such as Visual Arts and related to IT, therefore progressively more required. Throughout this dissertation there was a thorough investigation, research and development towards enforcing this concept. In order to achieve this basis, we proceeded to the design of a translator, which integrated with a Tool of IDE Processing, originated an interactive visualisation of written programs in Processing, achieving the end goal. The use of tech tools for the support of programme learning/teaching, combined with traditional learning/teaching, has been subject of many difficult questions and obstacles. However, throughout the 21st century there was an evident rise on the employment of these types of tools. Nevertheless, more interest, studies and analysis, emerged in this matter which is as complex as it is interesting simultaneously. The following report assembles a description and analysis of the developed work made through this internship, which forced the familiarisation with processing language and its IDE, in order to establish the basis of knowledge in Processing, to identify prime problems found in the teaching of programming languages, as well as difficulties and hardships that students and peers face and in addition, the reason why they face them. Furthermore, this paper accounts for the information about the final product, the IDE processing tool and its detailed procedure, reaching the final aim.In addition, this dissertation approaches the trial tests made on the final product culminating results and conclusions. Finally, a general and final description is made on the work developed throughout these fourteen months with positive prospects on future work.eng
dc.description.sponsorshipOutro - The work is funded by national funds through the Foundation of Science for technology, I.P., within the scope of the project CISUC - UIDB/00326/2020.-
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectProcessingpor
dc.subjectTradutorpor
dc.subjectFerramentas Tecnológicaspor
dc.subjectIntrodução à Programaçãopor
dc.subjectVisualização Interativapor
dc.subjectProcessingeng
dc.subjectTranslatoreng
dc.subjectTech Toolseng
dc.subjectIntroduction to Programmingeng
dc.subjectInteractive Visualisationeng
dc.titleVisualização interativa de programas escritos em Processingpor
dc.title.alternativeInteractive visualisation of written programs in Processingeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEI- FCTUC-
degois.publication.titleVisualização interativa de programas escritos em Processingpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202921310-
thesis.degree.disciplineInformática-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Informática-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Informática-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCarvalho, Pedro Duarte de Almeida Estanqueiro e Cunha de::0000-0003-1426-7286-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriCorreia, António Dourado Pereira-
uc.degree.elementojuriMendes, António José Nunes-
uc.degree.elementojuriCorreia, João Nuno Gonçalves Costa Cavaleiro-
uc.contributor.advisorMendes, António José Nunes-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Pedro_Carvalho_Dissertação_final.pdf2.9 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

46
checked on Apr 24, 2024

Download(s)

56
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons