Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97969
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVieira, Miguel Jorge-
dc.contributor.advisorPinto, Telmo Miguel Pires-
dc.contributor.authorMartins, Joana Pires-
dc.date.accessioned2022-02-02T23:02:03Z-
dc.date.available2022-02-02T23:02:03Z-
dc.date.issued2021-11-19-
dc.date.submitted2022-02-02-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/97969-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractO conceito de manutenção está em constante mudança. A introdução de novas tecnologias e novos procedimentos no mercado promoveu uma transformação do paradigma de manutenção corretiva em preventiva e, progressivamente, em preditiva. O crescente aumento pela procura de serviços de transporte de passageiros em autocarros obriga ao fornecimento de serviços de qualidade e com máxima segurança. O planeamento das operações de manutenção desempenha um papel fundamental para responder à procura de uma forma eficiente, reduzindo custos para as empresas.O seguinte trabalho resulta da colaboração realizada com a Trandev, empresa que oferece soluções de mobilidade rodoviária em Portugal. Este projeto advém da possibilidade de otimizar o planeamento das operações em oficina, já que este apresenta falhas no que toca ao seu cumprimento. Assim, as viaturas possuem um maior tempo de imobilização do que o necessário. O objetivo desta dissertação está focado em otimizar o planeamento, de modo a reduzir a probabilidade de falha e o número de viaturas imobilizadas na oficina.Parte do problema começou por descobrir as causas que geravam as ocorrências de falha e identificar oportunidades de melhoria, recorrendo a uma ferramenta da gestão da qualidade, o diagrama de Ishikawa. De seguida, as oportunidades são exploradas com maior detalhe e é realizada uma experiência de um novo modelo de planeamento, que será construído tendo por base as melhorias e implementado para uma amostra de três semanas de trabalho.Com a análise de resultados, é possível verificar que houve uma redução de ocorrências de falha com o novo modelo de planeamento, assim como o número de viaturas imobilizadas na oficina.por
dc.description.abstractThe concept of maintenance is constantly changing. The introduction of new technologies and new procedures in the market promoted a transformation of the maintenance paradigm from corrective to preventive and, later, to predictive maintenance. The growing demand for bus services for transportation requires the provision of quality services with maximum safety. Maintenance operations planning plays a key role in responding to demand efficiently, reducing costs for companies.The following work results from the collaboration with Trandev, a company that offers mobility solutions in Portugal. This project comes from the possibility of optimizing planning the operations in the repair workshop, as it has flaws in terms of compliance. Thus, vehicles have a longer downtime than necessary. The objective of this dissertation is to optimize the planning, in order to reduce the probability of its failure and the number of vehicles immobilized in the workshop.Part of the problem started with discovering the causes that generated these occurrences of failures and identifying opportunities for improvement, using a quality management tool, the Ishikawa diagram. Next, the opportunities are explored in greater detail and an experiment is carried out with a new planning model, which will be built based on the improvements and implemented for a sample of three weeks of work.After analyzing the results, it is possible to verify that there was a reduction in the occurrence of failures with the new planning model, as well as the number of vehicles immobilized in the workshop.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectManutençãopor
dc.subjectPlaneamentopor
dc.subjectTransporte rodoviário de passageirospor
dc.subjectLean na manutençãopor
dc.subjectMaintenanceeng
dc.subjectPlanningeng
dc.subjectPublic transportationeng
dc.subjectMaintenance leaneng
dc.titlePlaneamento das operações de manutenção numa empresa de transporte rodoviáriopor
dc.title.alternativeMaintenance operations planning of a transportation companyeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDepartamento de Engenharia Mecânica-
degois.publication.titlePlaneamento das operações de manutenção numa empresa de transporte rodoviáriopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202921719-
thesis.degree.disciplineCiências de Engenharia Mecânica-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia e Gestão Industrial-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Mecânica-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMartins, Joana Pires::0000-0002-5452-6193-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriFernandes, Aldora Gabriela Gomes-
uc.degree.elementojuriSilva, Cristóvão-
uc.degree.elementojuriPinto, Telmo Miguel Pires-
uc.contributor.advisorVieira, Miguel Jorge-
uc.contributor.advisorPinto, Telmo Miguel Pires-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Joana_Martins_dissertação.pdf1.98 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

90
checked on Apr 17, 2024

Download(s)

92
checked on Apr 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons