Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97945
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Luís Miguel Domingues Fernandes-
dc.contributor.authorRocha, Pedro Miguel Pereira da-
dc.date.accessioned2022-02-02T23:01:25Z-
dc.date.available2022-02-02T23:01:25Z-
dc.date.issued2021-12-02-
dc.date.submitted2022-02-02-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/97945-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractThe concept of sustainability is becoming more recurrent and usual in daily conversations, just as many people are beginning to adopt a sustainable lifestyle. The objective of this work is not only to gather concepts related to the definition of sustainable packaging but also to clarify the concept that it represents and exemplify some factors that influence the intention of consumers to buy products that have sustainable packaging. Thus, for the study of the model, it is essential to go through theories such as the Theory of Planned Behavior to study the type of intentions consumers of the Portuguese population have when purchasing products with sustainable packaging. This study goes through the organization of some variables considered essential, which could positively influence the intention to purchase products with sustainable packaging. Among them are an environmental concern, attitude, knowledge, subjective norm, perceived behavioral control, and willingness to pay, combined with hypotheses regarding these and purchase intention, which is considered positive, i.e., these variables positively influence purchase intention. With the use of a questionnaire, it is possible to collect answers from consumers, and it is done exclusively on online platforms, specifically in social networks. IBM SPSS performed the data processing in conjunction with AMOS to perform exploratory factor analysis (EFA), confirmatory factor analysis (CFA), reliability analysis, and analysis of covariances.eng
dc.description.abstractO conceito de sustentabilidade é cada vais mais recorrente e usual em conversas diárias, assim como muitas pessoas começam a adotar o estilo de vida sustentável. O objetivo deste trabalho é não só reunir conceitos relacionados com a definição das embalagens sustentáveis assim como esclarecer o conceito que estas representam mas também exemplificar alguns fatores que influenciam a intenção dos consumidores na compra dos produtos que por sua vez tem embalagens sustentáveis. Assim para o estudo do modelo realizado é importante a passagem por teorias como a Teria do Comportamento Planeado, de modo a estudar tipo de intenções tem os consumidores da população portuguesa na compra de produtos com embalagens sustentáveis. Este estudo passa pela organização de algumas variáveis consideradas importantes e que poderiam influenciar positivamente a intenção de compra de produtos com embalagens sustentáveis. Sendo entre elas a preocupação ambiental, atitude, conhecimento, norma subjetiva, controlo do comportamento percebido e disposição a pagar, que são aliadas a hipóteses referentes a estas e à intenção de compra, que por sua vez se considera que sejam positivas ou seja que estas variáveis influenciem positivamente a intenção de compra. Com recurso a um questionário é possível a recolha de respostas de consumidores, sendo ele realizado exclusivamente em plataformas online, mais concretamente às redes sociais. O tratamento de dados fora realizado pelo IBM SPSS em conjunto com o AMOS para a realização de análises fatoriais exploratórias (AFE), análises fatoriais confirmatórias (AFC), análises de fiabilidade e análises de covariâncias.por
dc.language.isoeng-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEmbalagem sustentávelpor
dc.subjectTeoria do Comportamento Planeadopor
dc.subjectIntenção de comprapor
dc.subjectAnálise fatorial exploratóriapor
dc.subjectSustainable packagingeng
dc.subjectTheory of Planned Behavioreng
dc.subjectPurchase intentioneng
dc.subjectExploratory factor analysiseng
dc.titleSustainable Packaging: Factors Influencing Consumers Purchase Intentioneng
dc.title.alternativeEmbalagem Sustentável: Fatores que Influenciam a Intenção de Compra dos Consumidorespor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationUniversidade Coimbra-
degois.publication.titleSustainable Packaging: Factors Influencing Consumers Purchase Intentioneng
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202921999-
thesis.degree.disciplineCiências de Engenharia Mecânica-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia e Gestão Industrial-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Mecânica-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorRocha, Pedro Miguel Pereira da::0000-0002-8038-3560-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriFernandes, Aldora Gabriela Gomes-
uc.degree.elementojuriBairrada, Cristela Maia-
uc.degree.elementojuriFerreira, Luís Miguel Domingues Fernandes-
uc.contributor.advisorFerreira, Luís Miguel Domingues Fernandes::0000-0003-0459-0020-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1en-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação_Pedro_Rocha.pdf2.39 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

542
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

349
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons