Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97840
Title: Stress e burnout nos médicos de família: auto-conhecimento como estratégia de prevenção – estudo piloto de ensaio clínico
Other Titles: Stress and burnout in general practitioners: self-knowledge as a prevention strategy – pilot study of a clinical trial
Authors: Carvalhos, Carlota de Moura Anjinho Marques dos
Orientador: Silva, Inês Rosendo Carvalho e
Constantino, Liliana Rute António
Keywords: auto-conhecimento; burnout; Eneagrama de Personalidades; médicos de família; stress; self-knowledge; burnout; Enneagram of Personalities; general practitioners; stress
Issue Date: 23-Jun-2020
Serial title, monograph or event: Stress e burnout nos médicos de família: auto-conhecimento como estratégia de prevenção – estudo piloto de ensaio clínico
Place of publication or event: Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Abstract: Introdução: Nos últimos anos têm se registado níveis de stress e burnout crescentes nos médicos, em especial nos médicos de família, interferindo negativamente na sua qualidade de vida e na qualidade dos serviços prestados à população. Alguns estudos têm surgido com o objectivo de actuar sobre este problema, visando a prevenção. Neste estudo tentámos perceber a exequibilidade de uma intervenção baseada no auto-conhecimento, com recurso ao Eneagrama de Personalidades, e a mensurabilidade do seu impacto nos níveis de stress e burnout nos médicos de família em Portugal. Investigámos, secundariamente, o impacto desta intervenção na autorreflexão e insight.Métodos: Neste estudo piloto de ensaio clínico controlado, aplicámos a uma amostra de 10 médicos de Medicina Geral e Familiar, antes e após a realização de uma intervenção, um questionário online com 4 escalas: Qualidade de Vida Percepcionada (EQ-VAS), Stress Percepcionado (PSS), Burnout (MBI-HSS) e Autorreflexão e Insight (SRIS) e uma pergunta aberta acerca do impacto individual da intervenção. O grupo de intervenção constituído por 5 voluntários, realizou um curso de auto-conhecimento e comunicação com recurso ao Eneagrama de Personalidades. O grupo de controlo foi seleccionado através do emparelhamento de variáveis sóciodemográficas com o grupo de intervenção. Os dados obtidos foram submetidos a análise estatística descritiva, qualitativa e inferencial através dos testes de Wilcoxon e Mann-Whitney.Resultados: Todos os 5 participantes do grupo de controlo demonstraram níveis de stress mais elevados e um decréscimo na qualidade de vida percepcionada estatisticamente significativos (p=0,042, p=0,042), apesar de ambos os grupos terem sofrido uma tendência de agravamento nestes indicadores. Na escala de burnout verificamos uma diminuição não significativa dos scores em todas as subescalas, nos dois grupos. Não registamos diferenças significativas nas pontuações de autorreflexão e insight. Na pergunta aberta, os participantes referiram que o Eneagrama das Personalidades constituiu uma ferramenta importante que proporcionou efeitos muito positivos a nível de crescimento pessoal e na comunicação e interacção com família e utentes. Não verificámos diferenças estatisticamente significativas na comparação dos grupos de intervenção e controlo.Discussão: A recolha dos dados após a intervenção coincidiu com o início da pandemia do Corona Vírus. Pensamos que este acontecimento tenha influenciado as variáveis em estudo e tenha condicionado níveis de stress mais elevados assim como um decréscimo na qualidade de vida. Apesar do tamanho reduzido da amostra deste estudo, foi possível constatar que a intervenção teve um efeito aparentemente protector no grupo de intervenção nestas duas variáveis e qualitativamente impactos positivos na vida pessoal, interpessoal e laboral dos voluntários. Quanto às restantes variáveis, o presente estudo não conseguiu demonstrar relação com a intervenção, mas sendo um estudo piloto com uma amostra reduzida, tal seria de esperar. Sugerimos uma reavaliação dentro de alguns meses, a realização de ensaios clínicos com amostras mais representativas e um aperfeiçoamento dos questionários.Conclusão: A intervenção no auto-conhecimento demonstrou um efeito protector nos níveis de stress e na qualidade de vida dos médicos de família sujeitos a um evento altamente stressante coincidente com a reavaliação após a intervenção. Apurámos ainda que uma formação baseada no Eneagrama de Personalidades constitui um instrumento útil, com aparentes implicações positivas na vida pessoal, familiar e laboral.
Introduction: In the last years, rising levels of stress and burnout have been registered in general practitioners, negatively interfering in their quality of life and the quality of the health care given to the population. Some studies have appeared intending to act on this problem, aiming at prevention. In this study we tried to understand the feasibility of an intervention based on self-knowledge, using the Personalities Enneagram, and the measurability of its impact on the levels of stress and burnout in general practitioners in Portugal. We investigated secondarily, the impact of this intervention in self-reflection and insight.Methods: In this pilot study of a clinical trial, we applied a sample of 10 general practitioners, before and after an intervention, an online questionnaire with 4 scales: Perceived Quality of Life (EQ-VAS), Perceived Stress (PSS), Burnout (MBI-HSS) and Self-refection and Insight (SRIS) and an open question about the individual impact of the intervention. The intervention group made up of 5 volunteers, completed a self-knowledge and communication course using the Enneagram of Personalities. The control group was selected by pairing socio-demographic variables with the intervention group. The obtained data were submitted to descriptive, qualitative, and inferential statistical analysis using Wilcoxon and Mann-Whitney tests.Results: All 5 participants in the control group showed higher levels of stress and a statistically significant decrease in perceived quality of life (p=0,042, p=0,042), although both groups suffered a worsening trend in these indicators. In the burnout scale we verified a non-significant decrease in all the scores of the subscales in both groups. We did not register significant differences in the self-reflection and insight scores. In the open question, the participants mentioned that the Enneagram of Personalities was an important tool that provided very positive effects in terms of personal growth and communication and interaction with family and patients. We did not found any statistical differences when comparing the intervention and control groups.Discussion: Data collection after the intervention coincided with the beginning of the Coronavirus pandemic. We believe that that this event has influenced the variables under study and has conditioned higher levels of stress, as well as a decrease in quality of life. Despite the small sample size of this study, it was possible to verify that the intervention had an apparently protective effect on the intervention group in these two variables and qualitatively positive impacts on the personal, interpersonal, and work-life of the volunteers. As for the remaining variables, the present study was unable to demonstrate a relationship with the intervention, but being a pilot study with a small sample, this would be expected. We suggest a reassessment within a few months, conducting clinical trials with more representative samples and improving the questionnaires.Conclusion: The intervention in self-knowledge demonstrated a protective effect on the stress levels and quality of life among general practitioners subjected to a highly stressful event coinciding with the reassessment after the intervention. We also found that training based on the Enneagram of Personalities is a useful tool, with apparent positive implications for personal, family, and work-life.
Description: Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
URI: https://hdl.handle.net/10316/97840
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE para SUBMETER.pdf3.78 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

92
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

85
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons