Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97798
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dc.contributor.advisorPereira, João Manuel Reis Caseiro Alves-
dc.contributor.advisorSimões, José Augusto Rodrigues-
dc.contributor.authorCorreia, Diana Margarida Mateus Ferreira-
dc.date.accessioned2022-01-28T23:04:22Z-
dc.date.available2022-01-28T23:04:22Z-
dc.date.issued2020-07-16-
dc.date.submitted2022-01-28-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/97798-
dc.descriptionTrabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina-
dc.description.abstractA PEA (Perturbação do Espetro do Autismo) é um distúrbio do neurodesenvolvimento de gravidade variável, que se manifesta na primeira infância e se caracteriza principalmente por défices na interação e comunicação social e comportamentos estereotipados, restritos e repetitivos.Devido à neuroplasticidade, é importante implementar intervenções o mais precocemente possível. Existe um número significativo de intervenção e estas podem ser agrupadas em três grandes grupos - intervenções comportamentais, intervenções focadas na comunicação social e intervenções multimodais do desenvolvimento – têm um racional e objetivos diferentes. As respostas às diferentes intervenções variam e são influenciadas por vários fatores, como a idade, as características basais da criança, a duração e intensidade, o operador responsável pela sua implementação, etc. A cooperação dos pais na sua implementação é um fator crucial para o sucesso da terapêutica. O melhor tratamento passa pela utilização de intervenções múltiplas focadas, que consiste na combinação de várias intervenções, permitindo a sua individualização e adaptação às características e fase de desenvolvimento da criança, sendo importante uma avaliação a longo prazo de forma a atestar a fiabilidade do tratamento. Estudos futuros devem focar-se em abordagens específicas com componentes de intervenção definidos e pouco generalizados de forma a maximizar os ganhos, incluindo estratégias que visem melhorar a abordagem aos pais. Uma futura investigação deve ainda debruçar-se na identificação de medidores de resultados mais unânimes e que possam ser aplicados a todo o tipo de intervenção e por todas as pessoas treinadas. São também necessários estudos com amostras maiores, de forma a identificar o efeito em cada característica da PEA.por
dc.description.abstractASD (Autism Spectrum Disorder) is a neurodevelopmental disturb with great variability. It generally appears in early childhood and their primary symptoms are lack of interaction and social communication and stereotyped, restricted and repetitive behaviours. Due to the brain neuroplasticity, it’s important to start the intervention as soon as possible. There are a significant number of interventions. They can be classified in three big classes – behavioural interventions, social-communication focused interventions and multimodal developmental interventions – they have a different rational and goals. Interventions present different outcomes that are influenced by multiple factors such as age, baseline characteristics of the child, duration and intensity of the intervention, by who the intervention is delivered, etc. Cooperation of parents on their implementation is a key factor for success. The best treatment is the application of multiple focused interventions. This is a combination of multiple types of intervention and it allows an individualization and adaption to the characteristics and developmental phase of the child. It is important to evaluat about long term outcomes, to know access the reliability of the treatment. Future research should focuses on specific approaches with intervention components well defined and more restricted. In this way the goal is to maximize the outcomes. That should include strategies to improve parents' interventions. Future research should also try to indentify mediators of outcomes more unanimous that could be applicated on every type of intervention and by all trained people. It is also necessary research with large samples to identify the effect on each ASD characteristics.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectperturbação do espetro do autismopor
dc.subjectintervenção precocepor
dc.subjectautism spectrum disordereng
dc.subjectearly interventioneng
dc.titleEvidência da Intervenção Precoce em Crianças com Perturbação do Espetro do Autismopor
dc.title.alternativeEvidence of Early Intervention in Children with Autism Spectrum Disordereng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFMUC-
degois.publication.titleEvidência da Intervenção Precoce em Crianças com Perturbação do Espetro do Autismopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202711455-
thesis.degree.disciplineMedicina-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Medicina-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Medicina-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCorreia, Diana Margarida Mateus Ferreira::0000-0002-6525-8630-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriOliveira, Guiomar Gonçalves-
uc.degree.elementojuriDuque, Frederico José de Oliveira-
uc.degree.elementojuriPereira, João Manuel Reis Caseiro Alves-
uc.contributor.advisorPereira, João Manuel Reis Caseiro Alves-
uc.contributor.advisorSimões, José Augusto Rodrigues::0000-0003-2264-7086-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
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