Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97733
Title: Compaixão e atividades extracurriculares dos alunos dosMestrados Integrados das Ciências da Saúde de Escolas públicasem Portugal
Other Titles: Compassion and extracurricular activities of HealthSciences Masters’ students of public Schools in Portugal
Authors: Valente, Catarina de Sousa Rodrigues Tavares
Orientador: Santiago, Luiz Miguel de Mendonça Soares
Keywords: Compaixão; Estudantes; Ciências da Saúde; Atividades Extracurriculares; Compassion; Students; Health Sciences; Extracurricular Activities
Issue Date: 14-Jul-2020
Serial title, monograph or event: Compaixão e atividades extracurriculares dos alunos dos Mestrados Integrados das Ciências da Saúde de Escolas públicas em Portugal
Place of publication or event: Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Abstract: Introdução: A compaixão é descrita como essencial na relação do profissional de saúde com o doente. Um estudo com o objetivo de investigar razões para o declínio da compaixão, em estudantes de Medicina, recolheu sugestões para implementação de medidas tendentes a combater este decréscimo como a inclusão de atividades de voluntariado no plano curricular e a participação em atividades extracurriculares (A.E.).Objetivo: avaliar como os níveis de compaixão dos estudantes dos Mestrados Integrados (M.I.) da área das Ciências da Saúde (Medicina, Ciências Farmacêuticas e Medicina Dentária), de Escolas Públicas de Portugal, se distribui em função do Mestrado e da participação em atividades extracurriculares (A.E.).Materiais e Métodos: Estudo observacional entre os estudantes dos três M.I. pela aplicação de questionário online, com os itens relativos à dimensão Compaixão da Escala de Jefferson de Empatia Médica – Versão estudantes e questões sobre a participação em A.E. Efetuou-se estatística descritiva e inferencial com definição de diferença de p<0,001.Resultados: Numa amostra de 901 estudantes, a distribuição segundo a participação em A.E. não foi diferente entre os M.I. (p=0,854), verificando-se que em todos os M.I. a maioria dos estudantes participa numa A.E.. Através da distribuição quartílica da compaixão, verificaram-se diferenças entre os M.I. (p<0,001), entre as Faculdades (p<0,001) e entre os anos curriculares (p<0,001), sendo mais frequentes níveis de compaixão entre “médio baixo” a “baixo”. Nos estudantes de Ciências Farmacêuticas obtiveram-se maiores percentagens de níveis mais baixos que foram também mais prevalentes nos estudantes do 1º e do 5º ano. A distribuição dos níveis de compaixão não mostrou variação com a participação (p=0,865), o tipo (p=0,177) e a frequência da A.E. (p=0,109).Discussão: Pela primeira vez em Portugal é estudada esta temática, através do estudo comparativo entre os três M.I. da área das Ciências da Saúde. Pela sua importância nos cuidados de Saúde, a compaixão e suas diferenças encontradas entre os M.I. desta área merecem continuar a ser estudadas. Conclusão: Verificaram-se diferenças na distribuição dos níveis de compaixão entre os M.I., entre as Faculdades e entre os anos curriculares. No M.I. em Ciências Farmacêuticas, no 1º e no 5º ano há a maior percentagem de estudantes com níveis mais baixos. Não existe relação entre a participação, tipo e frequência de A.E. e os níveis de compaixão dos estudantes.
Background: Compassion is essential in healthcare professional-patient relationship. A previous study on reasons for compassion’s decline in Medicine students revealed several suggestions to reduce this decline, like volunteering work on the formal curriculum and extra-curricular activities.Aim: To evaluate how the levels of compassion of Medicine, Dentistry and Pharmaceutical Sciences Master Degrees’ (M.D.) students of the public Faculties in Portugal distribute according to the type of Master Degree and the participation in extracurricular activities (E.A.).Methods: Student´s levels of compassion were evaluated through the application of an online questionnaire including the “Compassion” items of the Jefferson Medical Empathy Scale – Students’ version and questions about the participation in E.A. Descriptive and inferential analysis with a pre-specified p<0,001 were performed.Results: A sample of 901 students was studied. Its distribution by participation in E.A. did not differ significantly between M.D. (p=0,854), with the majority of the students participating in E.A.. Using quartile distribution of compassion, no differences in the distribution of the levels of compassion between M.D (p<0,001), between Faculties (p<0,001) and between academic years (p<0,001), were found, with “medium low” and “low” compassion levels more often found. Pharmaceutical Sciences students showed more frequent lower levels. These levels were also more prevalent among students in the 1st and 5th grades. Levels of compassion were not different with the participation (p=0,865), type (p=0,177) and frequency of E.A. (p=0,109).Discussion: This theme was studied for the first time in Portugal, comparing the three M.D. of the area of Health Sciences. For their importance in health care, compassion and their differences found among the M.D. of this area deserve future studies.Conclusion: Levels of compassion showed differences between M.D., Faculties and academic years of frequency. In Pharmaceutical Sciences M.D., in the 1st and 5th years there were the highest percentages of students with lower levels. There was no relationship between the participation, type and frequency of E.A. and the students' levels of compassion.
Description: Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
URI: https://hdl.handle.net/10316/97733
Rights: embargoedAccess
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