Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97697
Title: Literacia em Saúde e Doença Cardiovascular na Diabetes tipo 2 - estudo transversal nacional
Other Titles: Health Literacy and Cardiovascular Disease in type 2 diabetes - cross-sectional study
Authors: Pinto, Mariana da Rocha
Orientador: Silva, Inês Rosendo Carvalho e
Santiago, Luiz Miguel de Mendonça Soares
Keywords: Diabetes Mellitus tipo 2; Literacia em saúde; Doença cardiovascular; Adesão; Capacitação; Diabetes mellitus, type 2; Health literacy; Cardiovascular diseases; Adherence; Empowerment
Issue Date: 14-Jul-2020
Serial title, monograph or event: Literacia em Saúde e Doença Cardiovascular na Diabetes tipo 2 - estudo transversal nacional
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Introdução: A Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2), patologia crónica com elevado impacto a nível mundial, constitui um fator de risco major para complicações macrovasculares, sendo estas responsáveis por 50% das mortes nas pessoas com diabetes. A literacia em saúde é um conceito multidimensional que remete para a capacidade individual em adquirir, compreender, avaliar e utilizar a informação sobre saúde, competências essenciais para a otimização do controlo da diabetes e, consequentemente, prevenção da doença cardiovascular.Objetivos: Compreender a relação entre o nível de literacia em saúde e a presença das principais complicações cardiovasculares em pessoas com DM2, bem como perceber a sua relação com a capacitação, adesão à terapêutica e qualidade de vida. Este projeto piloto pretende analisar a fasibilidade e consistência na colheita da amostra do projeto final, analisando resultados intermédios. Métodos: Estudo transversal piloto de coorte prospetiva nacional realizado em utentes com diabetes tipo 2 selecionados por conveniência em Agrupamentos de Centros de Saúde aleatorizados. Colheram-se dados sociodemográficos e clínicos referentes à diabetes tipo 2 e patologia cardiovascular, e aplicaram-se escalas validadas: Medical Term Recognition Test (avaliação da literacia em saúde), Escala de Autocuidados com a Diabetes (avaliação da adesão à terapêutica), Escala de Capacidade de Controlo da Diabetes – versão curta (avaliação da capacitação) e European quality of life – Visual analogue scales (avaliação da qualidade de vida). Foi realizada análise estatística descritiva e inferencial, utilizando o teste de Spearman e U de Mann-Whitney. Resultados: Amostra de 100 pessoas, com uma idade média de 67.42 ± 9.89 anos, 59% do sexo masculino, 42% com literacia inadequada e uma HbA1c média de 7.04%. 19% dos doentes apresentavam antecedentes de doenças cardiovasculares. Não foi encontrada relação estatisticamente significativa entre literacia em saúde e complicações cardiovasculares (p=0.682) mas observou-se uma tendência para as pessoas com antecedentes de enfarte agudo do miocárdio, acidente isquémico transitório e doença coronária isquémica selecionarem um menor número de termos reais na avaliação da literacia. Observou-se uma tendência para as pessoas com mais literacia aderirem menos à realização de atividade física e apresentarem um LDL superior, apesar de terem maior adesão à alimentação específica. Verificou-se uma relação estatisticamente significativa entre literacia em saúde e idade (p=0.002), formação (p≤0.001) e índice socioeconómico (p≤0.001). Discussão: As caraterísticas da amostra foram aproximadas às da população portuguesa com diabetes. Os resultados não corroboraram resultados de estudos transversais semelhantes, possivelmente pelo tamanho insuficiente desta amostra.Conclusão: Não se verificou a existência de uma associação significativa entre a literacia em saúde as complicações cardiovasculares, sendo necessário alargar esta amostra e prosseguir com estudo longitudinal para melhorar o explorar.
Introduction: Type 2 diabetes mellitus is a highly prevalent worldwide chronic disease and a major risk factor for cardiovascular complications, responsible for 50% of the deaths among diabetic patients. Health literacy is a multidimensional concept defined as the capacity to obtain, understand, assess and function the information and competences to manage one’s health and acquire optimal self care, preventing cardiovascular events. Objective: To understand the relationship between health literacy level and the occurrence of the main cardiovascular complications among type 2 diabetics, as well as analyze the possible influence of empowerment, adherence and health-related quality of life. This preliminary study attempts to evaluate feasibility of the final research project and consistency of the sample collection, analyzing intermediate results. Methods: Cross-sectional pilot experiment of longitudinal research project at national level with a representative sample of the portuguese population with type 2 diabetes, using convenience sampling method in randomised primary care health units. Data collected included sociodemographic and clinical information and four validated instruments: Medical Term Recogintion Test (to measure health literacy), Summary of Diabetes Self- Care Activities (to evaluate adherence), The Diabetes Empowerment scale and European quality of life – Visual analogue scales (to assess quality of life). Descriptive and inferencial statistics were perfomed and the associations were analyzed through Spearman correlation and Mann Whitney test.Results: A sample of 100 people with type 2 diabetes with a mean age of 67.42 ± 9.89 years old, 59% males, 42% with inadequate literacy and an average HbA1c of 7.04% was studied. It was reported a cardiovascular disease history in 19% of the participants. Health literacy was not associated with the ocurrence of cardiovascular disease (p=0.682). Individuals with history of acute myocardial infarction, transient ischemic attack and ischemic coronary disease had a propensity to mark a larger number of “words” in the health literacy test. Diabetics with a higher level of literacy had also a propensity to higher adherence to pysical activity and a higher value of LDL cholesterol, but presented less adherence to specific eating habits. Health literacy was significantly associated with age (p=0.002), education (p≤0.001) and socioeconomic conditions (p≤0.001).Discussion: The sample was similar to the portuguese diabetic population. The results were discordant in comparison with prior studies with similar methods, possibly because of the insufficient sample size of the current study. Conclusion: The results were inconclusive and suggest a need to further investigate the relationship between health literacy and diabetes outcomes by expanding the sample and proceed with the longitudinal study.
Description: Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
URI: https://hdl.handle.net/10316/97697
Rights: embargoedAccess
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