Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97643
Title: A importância do autoconhecimento no stress, burnout, autocompaixão e compaixão em estudantes de medicina – estudo piloto de ensaio clínico
Other Titles: The importance of self-awareness in stress, burnout, self-compassion and compassion in medical students – pilot study of a clinical trial
Authors: Simões, Maria João Cadório
Orientador: Silva, Inês Rosendo Carvalho e
Constantino, Liliana Rute António
Keywords: autoconhecimento; Eneagrama de Personalidades; burnout; autocompaixão; estudantes de medicina; self-awareness; Enneagram of Personalities; burnout; self-compassion; medical students
Issue Date: 19-Mar-2020
Serial title, monograph or event: A importância do autoconhecimento no stress, burnout, autocompaixão e compaixão em estudantes de medicina – estudo piloto de ensaio clínico
Place of publication or event: Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Abstract: Introdução: Diversos estudos revelaram o impacto do stress e do burnout na comunidade médica estudantil, nomeadamente na empatia, que diminui ao longo do curso de medicina, com níveis de compaixão baixos. Sabe-se ainda que a compaixão parece ser influenciada pela autocompaixão. Dada a escassez de evidência científica na intervenção por autoconhecimento, o presente estudo procurou investigar o seu impacto no stress, burnout, autocompaixão e compaixão em estudantes de medicina. Adicionalmente, tentou perceber se a ferramenta Eneagrama de Personalidades atua eficazmente na autorreflexão e insight.Métodos: Num estudo piloto de ensaio clínico controlado, aplicámos a uma amostra de 12 alunos de medicina, antes e após uma intervenção, um questionário online com 6 escalas - qualidade de vida percecionada (EQ-VAS), stress percecionado (PSS), burnout (MBI-SS), autocompaixão (SELFCS), compaixão (CS) e autorreflexão e insight (SRIS). O grupo de intervenção, constituído por 6 participantes voluntários, realizou um curso de autoconhecimento e comunicação com recurso ao Eneagrama de Personalidades. O grupo controlo (6 pessoas) foi conseguido com emparelhamento de variáveis sociodemográficas com o grupo de intervenção. Os dados obtidos foram submetidos a análise estatística descritiva e inferencial através dos testes de Wilcoxon e U de Mann-Whitney.Resultados: Verificámos uma melhoria estatisticamente significativa em todas as dimensões do burnout (p=0,043, p=0,043, p=0,026), no score total da autocompaixão (p=0,043) e da autorreflexão e insight (p=0,027) e na sua subescala Envolvimento em Autorreflexão (p=0,043). As escalas de stress e compaixão sofreram uma tendência positiva e a qualidade de vida uma tendência negativa, todas elas não significativas. Não verificámos nenhuma mudança estatisticamente significativa na comparação com o grupo controlo.Discussão: Apesar das limitações da nossa amostra e desenho do estudo, o autoconhecimento, através da autorreflexão e insight, mostrou um impacto benéfico no burnout, algo expectável considerando a sua já conhecida capacidade de auxiliar a perspetivar e gerir de forma balançada os seus fatores influenciadores, nomeadamente o stress, e na autocompaixão, que por sua vez poderá ter influenciado positivamente a compaixão, empatia e relação médico-doente, algo já anteriormente sugerido na literatura. Conclusão: A nossa intervenção no autoconhecimento foi benéfica na melhoria dos níveis de burnout e de autocompaixão. Verificámos ainda que o Eneagrama de Personalidades constitui uma ferramenta útil em intervenções para melhorar o autoconhecimento.
Introduction: Several studies revealed the impact of stress and burnout among the medical students’ community, namely in empathy, that decreases throughout the medical course, with low levels of compassion. Furthermore, it is known that compassion appears to be influenced by self-compassion. Given the lack of scientific evidence on self-awareness, the current study aimed to investigate its impact on stress, burnout, self-compassion and compassion in medical students. Additionally, we tried to understand if the Enneagram of Personalities’ tool acts effectively on self-reflection and insight.Methods: In a pilot study of a controlled clinical trial, we applied to a sample of 12 medical students, before and after an intervention, an online questionnaire with 6 scales – perceived quality of life (EQ-VAS), perceived stress (PSS), burnout (MBI-SS), self-compassion (SELFCS), compassion (CS), and self-reflection and insight (SRIS). The intervention group, composed of 6 volunteer participants, took a course on self-awareness and communication using the Enneagram of Personalities. The control group (6 people), was obtained by pairing the sociodemographic variables with the intervention group. The data collected was subjected to descriptive statistical analysis and inferential analysis using the Wilcoxon and Mann-Whitney U tests.Results: We found a statistically significant improvement in all burnout’s dimensions (p=0,043, p=0,043, p=0,026), self-compassion’s total score (p=0,043) and in self-reflection and insight (p=0,027) and its subscale Involvement in Self-Reflection (p=0,043). Stress and compassion scales suffered a positive tendency and quality of life a negative tendency, all of which not significant. We didn’t find any statistically significant difference when comparing it to the control group.Discussion: Despite the limitations regarding sample size and study design, self-awareness, through self-reflection and insight, showed a beneficial impact on burnout, which is expected given its already known capacity to help put in perspective and manage in a balanced way the influencing factors of burnout, such as stress, and in self-compassion, which in turn could have positively influenced self-compassion, empathy and doctor-patient relationship, which has already been described in the literature.Conclusion: Our intervention in self-awareness was benefic to improve burnout and self-compassion levels. We also found that Enneagram of Personalities is a useful tool in interventions to improve self-awareness.
Description: Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
URI: https://hdl.handle.net/10316/97643
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE SUBMETIDA.pdf1.49 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

319
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

248
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons