Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97439
Title: Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Junto da Turma do 8ºA no Ano Letivo 2020/2021
Other Titles: Pedagogical Internship Report Developed at Dr. Joaquim de Carvalho Secondary School, With the 8th A Class in the Academic Year 2020/2021
Authors: Gama, João Rafael Mendes Fontes Serra da
Orientador: Rama, Luís Manuel Pinto Lopes
Keywords: Atividade Física; Educação Física; Estágio Pedagógico; Motivação; QMAD; Physical Activity; Physical Education; Pedagogical Internship; Motivation; QMAD
Issue Date: 3-Dec-2021
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Junto da Turma do 8ºA no Ano Letivo 2020/2021
Place of publication or event: Figueira da Foz
Abstract: O Estágio Pedagógico tem como objetivo a aplicação dos conhecimentos e aprendizagens previamente adquiridos, que deverão garantir a melhoria da intervenção pedagógica dos futuros professores, como também sobressair as competências de resolução de problemas na conjuntura de intervenção profissional nos ensinos básicos e secundários.Torna-se importante realizar uma reflexão de todo o trabalho realizado ao longo deste ano letivo, dado todas as experiências e desafios vividos com vários profissionais que se apresentaram sempre recetivos a transmitir a sua experiência, críticas e sugestões de melhoria em relação às decisões e metodologias aplicadas.O documento aqui apresentado representa então um Relatório de Estágio, estando o mesmo inserido no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, integrando-se no plano de estudos do 2º Ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, no ano letivo 2020/2021.Todo o percurso realizado, assim como todas as tarefas desenvolvidas na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, junto da turma do 8ºA, no âmbito da disciplina de Educação Física, foram supervisionadas por dois professores, sendo um deles professor orientador da escola supramencionada e um professor superintendente da FCDEF-UC.Este documento encontra-se estruturado em diversas secções: na primeira é efetuado um enquadramento, bem como uma contextualização daquilo que foi a prática pedagógica realizada, apresentando as expectativas iniciais do Estágio Pedagógico, as condições da escola e relação educativa. Na segunda parte é realizada uma reflexão desta prática pedagógica, abordando temas tais como o planeamento, a realização e também a avaliação. Na terceira parte é desenvolvido o tema/problema: “Comparação da motivação dos estudantes para a prática de Educação Física e Atividade Física antes e após o confinamento”.No desenrolar do tema/problema pode-se concluir que o confinamento teve um elevado impacto nas motivações verificadas pelos estudantes para a prática de Educação Física/Atividade Física.
The Pedagogical Internship aims to apply the knowledge and learning previously acquired, which should ensure the improvement of the pedagogical intervention of future teachers, as well as highlight the problem-solving skills at the juncture of professional intervention in primary and secondary education.It is important to reflect on all the work done during this school year, given all the experiences and challenges experienced with various professionals who have always been receptive to sharing their experience, criticism, and suggestions for improvement in relation to the decisions and methodologies applied.The document presented here represents an Internship Report, being inserted in the scope of the Pedagogical Internship Course Unit, integrated in the study plan of the 2nd Year of the Master's degree in Teaching of Physical Education in Primary and Secondary Education of the College of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra, in the academic year 2020/2021.The whole course, as well as all the tasks developed at Dr. Joaquim de Carvalho Secondary School, with the 8thA class, within the scope of Physical Education, were supervised by two professors, one of them being a mentor teacher of the aforementioned school and the other a superintendent teacher of FCDEF-UC.This document is structured in several sections: in the first, a framework is made, as well as a contextualization of what was the pedagogical practice carried out, presenting the initial expectations of the Pedagogical Internship, the conditions of the school and the educational relationship. In the second part, a reflection on this pedagogical practice is carried out, addressing topics such as planning, implementation and also evaluation. In the third part, the theme/problem is developed: “Comparison of student motivation to practice Physical Education and Physical Activity before and after confinement”.In the course of the theme/problem, it can be concluded that the confinement had a high impact on the motivations verified by the students for the practice of Physical Education/Physical Activity.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/97439
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg2021_João_Gama.pdf2.01 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

58
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

63
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons