Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97424
Title: Estudo da perceção dos alunos sobre a intervenção pedagógica do professor no contexto da aula: evolução ao longo do ano letivo.
Other Titles: Study of students perception of teacher pedagogical intervention in the context of class:evolution thoughout the school year.
Authors: Mateus, José Pedro Dias
Orientador: Martins, Raul Agostinho Simões
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Intervenção Pedagógica; Planeamento; Realização; Pedagogical Internship; Physical Education; Pedagogical Intervention; Planning; Realization
Issue Date: 23-Nov-2021
metadata.degois.publication.title: Estudo da perceção dos alunos sobre a intervenção pedagógica do professor no contexto da aula: evolução ao longo do ano letivo.
metadata.degois.publication.location: Coimbra
Abstract: O presente relatório está inserido no âmbito da unidade curricular de Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.Foi desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, junto da turma B do 10º ano de escolaridade. No seu âmbito serão descritas todas as vivências obtidas ao longo deste ano letivo, bem como, os conhecimentos obtidos. Esta nova realidade, encerrou uma transição entre os conhecimentos teóricos obtidos durante a parte curricular e a sua aplicação à realidade e em contexto de sala de aula. Foi também uma transposição no meu papel, tendo passado de aprendente a professor, com todos os desafios que esta nova realidade aporta. Aplicar, em contexto real, todas as competências profissionais adquiridas ao longo do percurso académico, juntar-lhe competências sociais e pedagógicas com o grande objetivo de ajudar os alunos, com caraterísticas tão distintas a crescer e a adquirir novos conhecimentos foi um enorme desafio, do qual saio claramente enriquecido. Neste relatório será apresentado planeamento, a posterior realização e a avaliação das práticas realizadas, mas também, todas as decisões, adaptações, dificuldades e sucessos vividos ao longo do Estágio Pedagógico, havendo sempre uma análise refletida de todo o processo. Neste sentido, o presente documento foi dividido em três capítulos. No primeiro é apresentado o contexto da prática pedagógica onde foi realizado o estágio. No segundo, serão descritas as atividades de ensino aprendizagem, as atividades de organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas e a atitude ético-profissional. O terceiro e último capítulo, será alusivo ao tema/problemadesenvolvido ao longo do ano letivo, na turma em que lecionei, que recaiu sobre a perceção dos alunos acerca da evolução da intervenção pedagógica do professor ao longo do ano letivo.
This report is part of the Pedagogical Internship course of the Master's Degree in Physical Education - in Basic and Secondary Education- at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra.The internship occurred at Lousã High School, with the B class of the 10th grade. Withinthis document all the experiences gained throughout this school year will be described, as well as the knowledge obtained. This new reality ended a transition between the theoretical knowledge obtained during the curricular part and its application to reality and in the context of the classroom. It was also a transposition in my role, from studentto teacher, with all the challenges that this new reality brings. Applying, in a real context, all the professional skills acquired along the academic path, adding social and pedagogical skills with the great objective of helping students, with such distinct characteristics, to grow and acquire new knowledge was a huge challenge but veryenriching.In this report, planning, the subsequent implementation, and assessment of the practices carried out will be presented, as well as all the decisions, adaptations, difficulties, and successes experienced during the Pedagogical Internship, always having a reflected analysis of the entire process. In this sense, this document has been divided into three chapters. The first presents the context of the pedagogical practice where the internship was carried out. In the second, teaching-learning activities, school organization and management activities, educational projects and partnerships, and the ethical-professional attitude will be described. The third and last chapter will allude to the theme/problem developed throughout the school year, in the class I taught, which focused on the students' perception of the evolution of the teacher's pedagogical intervention throughout the school year.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/97424
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons