Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97420
Title: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada C/ J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, Com a Turma 8ºE, no Ano Letivo de 2020/2021 - As Atitudes dos Alunos com Idades entre os 15 e os 18 anos Face à inclusão de Colegas com Deficiência nas Aulas de Educação Física
Other Titles: Teacher Training Report developed at the Integrated Middle School with J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, with the class 8th E, in the academic year of 2020/2021 - The Attitude of Students with an age range between 15 and 18 years in view of the Insertion of Students with Disabilities in Physical Education
Authors: Martins, Beatriz Raimundo
Orientador: Campos, Maria João Carvalheiro
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Reflexão; Prática Pedagógica; Teacher Training; Physical Education; Reflexion; Pedagogical Practice
Issue Date: 23-Nov-2021
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada C/ J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, Com a Turma 8ºE, no Ano Letivo de 2020/2021 - As Atitudes dos Alunos com Idades entre os 15 e os 18 anos Face à inclusão de Colegas com Deficiência nas Aulas de Educação Física
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
Abstract: O presente Relatório de Estágio Pedagógico, surge no âmbito da unidade curricular Relatório de Estágio, do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Este relatório representa todo o processo desenvolvido ao longo do Estágio Pedagógico, através de uma reflexão crítica, estruturada e fundamentada relativamente a todo o percurso desenvolvido, na Escola Básica Integrada com J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma 8ºE, no ano letivo de 2020/2021.Este relatório apresenta toda a componente prática realizada de forma sistemática, expondo todas as vivências, experiências e aprendizagens desenvolvidas e adquiridas no decorrer desta etapa, bem como as dificuldades sentidas e ultrapassadas. Este documento encontra-se dividido em três capítulos, referentes à contextualização da prática desenvolvida, à análise reflexiva da prática pedagógica e à apresentação e aprofundamento do tema-problema. No primeiro capítulo serão apresentadas as expetativas iniciais e a caraterização do contexto. O segundo capítulo apresenta-se subdividido em quatro partes: 1) as atividades de ensino-aprendizagem; 2) atividades de organização e gestão escolar; 3) os projetos e parcerias educativas e 4) a atitude ética e profissional. Ainda neste capítulo será relatado a nossa experiência enquanto professores-estagiários no Ensino à Distância. Por fim, no último capítulo, apresentar-se-á o aprofundamento do Tema-Problema, que está relacionado com a verificação do impacto das atitudes dos alunos face à inclusão de colegas com necessidades especiais nas aulas de Educação Física.
The following Teacher Training Report arises within the Internship Report curricular unit, of the 2nd year of the Master’s Degree in Physical Education Teaching in Middle and Secondary Education, from the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra. The report represents the entire process developed during the Teacher Training, through a critical, structured and reasoned reflexion, with regards to the developed journey at the Integrated Middle School with JI Prof. Dr.Ferrer Correia, and the class 8th E in the academic year of 2020/2021. This report represents the whole practical component carried out in a systematic way, exposing all the experiences, developed and acquired learning during this stage, as well as the experienced and surpassed difficulties. This document is divided into three chapters, with reference to the contextualisation of the developed practise, reflective analysis of the pedagogical practise and the presentation and further development of the theme-problem. Within the first chapter, the initial expectations and characterisation of the context will be presented. The second chapter is divided into four parts: 1) teaching-learning activities; 2) school organization and management activities; 3) educational projects and partnerships; 4) ethical and professional attitude. Also, within this chapter, our experience as teacher-trainees during Distance Learning will be mentioned. Lastly, the final chapter, will set forward the deepening of the Theme-Problem, which is related to the verification of the impact of student’s attitudes regarding the inclusion of colleagues with special needs in Physical Education classes.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/97420
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

61
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

73
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons