Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97418
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva junto da turma B do 9º ano, no ano letivo 2020/2021- A perceção sobre a intervenção pedagógica dos professores de educação física e dos respetivos alunos do 9º ano da Escola Básica Marquês de Marialva: estudo comparativo entre turmas
Other Titles: REPORT ON THE TEACHER TRAINING DEVELOPED AT THE MARQUÊS DE MARIALVA BASIC SCHOOL TOGETHER WITH CLASS B OF THE 9TH GRADE, IN THE SCHOOL YEAR 2020/2021 THE PERCEPTION ABOUT THE PEDAGOGICAL INTERVENTION OF PHYSICAL EDUCATION TEACHERS AND THEIR 9TH YEAR STUDENTS OF MARQUÊS DE MARIALVA BASIC SCHOOL: COMPARATIVE STUDY BETWEEN CLASSES
Authors: Pinheiro, Alexandre Coimbra
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Keywords: Educação Física; Prática Pedagógica; Reflexão; Estágio Pedagógico; Physical Education; Pedagogical Practice; Reflection; Teacher Training
Issue Date: 8-Jul-2021
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA MARQUÊS DE MARIALVA JUNTO DA TURMA B DO 9º ANO, NO ANO LETIVO 2020/2021 A PERCEÇÃO SOBRE A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DOS RESPETIVOS ALUNOS DO 9º ANO DA ESCOLA BÁSICA MARQUÊS DE MARIALVA: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE TURMAS
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: O relatório apresentado neste documento é a imagem do processo de planificação e trabalho desenvolvido durante o Estágio Pedagógico no presente ano letivo de 2020/2021. É resultado da aplicação de todos os conhecimentos adquiridos anteriormente, durante anos de formação académica, em contexto real de escola. O Estágio Pedagógico representa o término do Mestrado em Ensino em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra sendo desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva, em Cantanhede, com a turma do 9ºB.Como referido anteriormente, este relatório diz respeito ao processo desenvolvido no Estágio Pedagógico, tendo em consideração decisões, estratégias, planeamento, tarefas realizadas, avaliações e reflexões de forma a promover e elevar o processo de ensino-aprendizagem. Tendo como intuito a promoção do sucesso dos alunos em contexto escolar melhorando, assim, os meus conhecimentos e as minhas competências enquanto futuro docente. O documento está dividido em três capítulos. O primeiro aborda a caracterização do contexto da prática pedagógica. O segundo encontra-se dividido em quatro áreas – atividades de ensino-aprendizagem, organização e gestão escolar, projetos e parcerias educativas, e atitude ético-profissional. Por último, o terceiro capítulo é direcionado a um estudo de investigação desenvolvido no ano de Estágio, no qual se investigou a intervenção pedagógica do docente de Educação Física com base na perceção de professores e dos seus respetivos alunos.
The report presented in this document is the image of the planning and work process developed during the Teacher Training in the present academic year 2020/2021. It is the result of the application of all the knowledge acquired previously, during the years of academic formation, in a real school context. The Pedagogical internship represents the end of the Master in Teaching in Physical Education in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra, being developed at the Basic School Marquês de Marialva, Cantanhede and with the 9ºB class.As previously mentioned, this report concerns the process developed in the Pedagogical Internship, taking into account decisions, strategies, tasks performed, evaluations and reflections in order to promote and elevate the teaching-learning process, promoting the success of students in the school context, thus updating my knowledge and skills as a future teacher.The document is divided into three chapters. The first addresses the characterization of the context of pedagogical practice. The second is divided into four areas - teaching-learning activities, school organization and management, educational projects and partnerships, and ethical-professional. Finally, the third chapter is directed to a research study developed in the internship year, in which the pedagogical intervention of the Physical Education teacher was investigated based on the perception of teachers and their students.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/97418
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
RelatórioEstágio_AlexandrePinheiro.pdf2.4 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons