Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97412
Title: Relatório Final de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria no Ano Letivo 2020/2021 (MEEFEBS) - Motivações dos Estudantes do Ensino Básico e Secundário para a Educação Física: Estudo Comparativo Entre Alunos de Diferentes Sexos e Ciclos de Escolaridade Realizado ao Longo de um Ano Marcado pela Pandemia do Covid-19
Other Titles: Teacher Training Final Report Realized at Escola Secundária Infanta Dona Maria in the 2020/2021 Academic Year (MEEFEBS) - Motivations of Basic and Secondary Education Students for Physical Education: Comparative Study (Gender and School Level) Carried Out During a Year with the Covid-19 Pandemic
Authors: Saraiva, João Pedro Rosa Mota
Orientador: Rosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Motivação; Processo Ensino-Aprendizagem; Teacher Practice; Physical Education; Motivation; Teaching-Learning
Issue Date: 15-Jul-2021
Serial title, monograph or event: Relatório Final de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria no Ano Letivo 2020/2021 (MEEFEBS) - Motivações dos Estudantes do Ensino Básico e Secundário para a Educação Física: Estudo Comparativo Entre Alunos de Diferentes Sexos e Ciclos de Escolaridade Realizado ao Longo de um Ano Marcado pela Pandemia do Covid-19
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O Estágio Pedagógico é um momento de fulcral importância naquilo que é a formação do futuro docente. É neste período que o estudante em Ensino tem oportunidade de aplicar todos os seus conhecimentos e correspondentes capacidades num ambiente semelhante àquele que vivenciará na sua vida profissional. Através desta aplicação da teoria anteriormente aprendida, a um meio tão imprevisível quanto real, e com uma prática orientada, surge o ambiente fundamental para a existência de uma aprendizagem sustentada de conhecimentos relativos à docência. A realização deste relatório inclui-se nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico e de Relatório de Estágio, presentes no 2º ano do plano curricular do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS), pertencente à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra. O estágio apresentado neste documento foi realizado na Escola Secundária da Infanta Dona Maria, na turma G, do 11º de escolaridade, no ano letivo de 2020/2021.Este trabalho está organizado em 3 grandes partes, que se exprimem no mesmo número de capítulos. Num primeiro momento, é realizado um enquadramento das práticas desenvolvidas, através da caraterização da escola, da turma e do contexto do estágio e da explicitação das expetativas iniciais existentes aquando do início deste Estágio Pedagógico. No segundo capítulo, expõe-se uma análise reflexiva acerca das práticas e das aprendizagens realizadas, tanto pelo professor estagiário como pelos alunos, ao longo do ano letivo. Aqui, é feita uma análise ao que foi feito, nomeadamente, no que toca às tarefas relativas ao planeamento, à realização (onde se inclui a intervenção pedagógica), e à avaliação. Neste capítulo estarão ainda presentes outros pontos, como por exemplo, as dificuldades sentidas ao longo do processo e questões dilemáticas. No último ponto, está aprofundado um tema problema no campo da intervenção da Educação Física. O tema é relativo às “Motivações dos estudantes do ensino básico e secundário para a Educação Física”, tendo sido um trabalho realizado ao longo do ano.
The Teacher Training is a moment of crucial importance in the formation of the future teacher. It is during this period that the student in Education has the opportunity to apply all his knowledge and corresponding skills in an environment similar to the one he will experience in his professional life. Through this application of the previously learned theory, to an environment as unpredictable as it is real, and with a guided practice, emerge the conditions for the existence of a sustained learning of knowledge related to teaching.The realization of this report is included in curricular units of Teacher Training and Teacher Training Report, both considered in the course syllabus (2nd year) of the Master in Physical Education Teaching at Basic and Secondary Level, of the College of Sciences of Sport and Physical Education from the University of Coimbra. The internship presented at this document was realized at Escola Secundária Infanta Dona Maria, Class G, of the 11th form, in the academic year of 2020/2021. This work is organized in 3 major parts, which are expressed in the same number of chapters. At first, a framework of the practices developed is carried out, through the characterization of the school, the class, the context of the internship and the explanation of the initial expectations existing at the beginning of this Teacher Training period. At the second chapter, is exposed a reflective analysis of the practices and learning carried out throughout the school year, both by the trainee teacher and by the students. Here, is made an analysis of what has been done, with regard to tasks related to planning, implementation (including pedagogical intervention), and evaluation. Still in this chapter, other points will also be addressed, such as, for example, the difficulties experienced during the process and dilemmatic issues.In the last point, it is approached a topic related to a field of Physical Education intervention. The theme is related to the “Motivations of students from basic and secondary education to Physical Education” and this was a study made throughout all the school year.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/97412
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio Pedagógico_João Saraiva.pdf3.69 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

123
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

108
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons