Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97408
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva no ano letivo 2020/2021. A perceção sobre a intervenção pedagógica dos alunos Escola Básica Marquês de Marialva: estudo comparativo entre alunos à entrada e saída do 3º ciclo relativamente ao mesmo professor
Other Titles: REPORT OF TEACHER TRAINING DEVELOPED IN MARQUÊS DE MARIALVA BASIC SCHOOL IN THE SCHOOL YEAR 2020/2021. THE PERCEPTION OF THE PEDAGOGICAL INTERVENTION OF STUDENTS AT MARQUÊS DE MARIALVA BASIC SCHOOL: COMPARATIVE STUDY BETWEEN STUDENTS ENTERING AND LEAVING THE 3RD CYCLE REGARDING THE SAME TEACHER
Authors: Simões, Salomé de Jesus
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Keywords: Estágio Pedagógico; Intervenção Pedagógica; Educação Física; Ensino-Aprendizagem; Perceção; Pedagogical Intervention; Teacher Training; Physical Education; Teaching-Learning Process; Perception
Issue Date: 8-Jul-2021
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA MARQUÊS DE MARIALVA NO ANO LETIVO 2020/2021. A PERCEÇÃO SOBRE A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DOS ALUNOS ESCOLA BÁSICA MARQUÊS DE MARIALVA: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ALUNOS À ENTRADA E SAÍDA DO 3º CICLO RELATIVAMENTE AO MESMO PROFESSOR
Place of publication or event: Faculdade de Ciências de Desporto e Educação Física
Abstract: O relatório de estágio é o culminar do estágio pedagógico. É nele que estão representadas as vivências e aprendizagens obtidas durante este ano letivo, onde o professor estagiário pôde finalmente exercer a sua prática num contexto real, num novo mundo. Cabe ao estagiário aplicar os conhecimentos previamente adquiridos durante a formação académica. A elaboração do relatório teve por base a experiência do estágio, contando com as estratégias utilizadas, as decisões tomadas, os sucessos conquistados e os fracassos obtidos. A observação, análise e discussão em grupo foram uma mais-valia para o nosso crescimento e para adquirirmos competências para a resolução de problema e adaptarmo-nos sempre que necessário. Estes aspetos enriquecem a formação profissional e individual do professor de Educação Física. Este documento está dividido em três capítulos: I - Contextualização da Prática Desenvolvida, II - Análise Reflexiva sobre a Prática Pedagógica, III - Aprofundamento do Tema-Problema. O tema-problema é referente à “Perceção sobre a Intervenção Pedagógica dos Alunos”, um estudo comparativo que relaciona a perceção entre alunos à entrada e à saída do 3º ciclo de escolaridade relativamente ao mesmo professor. Neste estudo foi possível concluir que, indo ao encontro de estudos já realizados, os alunos de faixa etária 10-12 dão mais relevância ao clima da sala de aula e às relações professor-aluno e aluno-professor, já os alunos na faixa etária 13-15 dão mais importância, para além do clima, à justiça no momento de avaliação e à forma equitativa de tratar todos os alunos.
The teacher training report is the culmination of the pedagogical internship. It is where all the experiences and learning obtained during this school year are represented, where the trainee teacher could finally exercise his/her practice in a real world, in a new world. It is up to the trainee to apply all the knowledge previously acquired during the entire academic training.The construction of the report was based on the entire internship experience, including the strategies used, the decisions made, the successes achieved, and the failuresThe observation, analysis and group discussion were an asset to our growth and to acquire skills to solve problems and adapt whenever necessary. All these aspects enrich the professional and individual formation of the Physical Education teacher.This document is divided into three chapters: I - Contextualization of the Practice Developed, II - Reflective Analysis on the Pedagogical Practice, III - Deepening the Theme-Problem. The thematic-problem refers to the "Perception about the Pedagogical Intervention of the Students", a comparative study that relates the perception between students entering and leaving the 3rd cycle of schooling regarding the same teacher. In this study it was possible to conclude that, in line with previous studies, students in the 10-12 age group give more importance to classroom climate and teacher-student and student-teacher relationships, while students in the 13-15 age group give more importance, in addition to climate, to fairness at the time of evaluation and to treating all students equally.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/97408
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
RelatórioEstágio_Salomé Simões_2016230644.pdf2.9 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

31
checked on Apr 24, 2024

Download(s)

38
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons