Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97407
Title: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º Ciclos Dr.ª Alice Gouveia com a turma 9ºA no Ano Letivo de 2020/2021 As Motivações dos Alunos do Ensino Básico para a Educação Física
Other Titles: Pedagogical Internship Report developed in the Basic School 2nd and 3rd Cycles Dr.ª Alice Gouveia with the class 9ºA in the School Year 2020/2021 The Motivations of Basic School Students for Physical Education
Authors: Andrade, Cláudia Botelho Carneiro de
Orientador: Gonçalves, Carlos Eduardo Barros
Keywords: Educação Física; Estágio Pedagógico; Atividade Física; Motivação; Physical Education; Pedagogical Internship; Physical Activity; Motivation
Issue Date: 8-Jul-2021
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º Ciclos Dr.ª Alice Gouveia com a turma 9ºA no Ano Letivo de 2020/2021 As Motivações dos Alunos do Ensino Básico para a Educação Física
Place of publication or event: Escola Básica 2º e 3º Ciclos Dr.ª Alice Gouveia - FCDEF
Abstract: O presente relatório de estágio é um resumo de todo o processo desenvolvido ao longo deste Estágio Pedagógico, descrevendo todos os conhecimentos que foram sendo adquiridos e a forma como foram aplicados. Esta fase da formação académica, é o culminar de todo um caminho de aprendizagens que foram adquiridas, e aplicadas em contexto real, na Escola Básica 2º e 3º Ciclos Dr.ª Mª Alice Gouveia, em Coimbra, com a turma A do 9º ano, no ano letivo de 2020/2021, no âmbito do Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra. Assim, serve este documento, como forma de analisar e realizar um balanço de forma crítica, da prática docente, apresentando as decisões tomadas, estratégias adotadas, sucessos e fracassos, sentidos ao longo deste ano letivo. Numa primeira fase, é realizada uma caracterização do contexto da prática desenvolvida e uma exposição das expectativas iniciais. De seguida, é efetuada uma abordagem sob forma de reflexão, das atividades de ensino-aprendizagem, nomeadamente, o planeamento, a realização, a avaliação, as atividades de organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas e, por fim, a atitude ético-profissional. De forma simultânea ao estágio pedagógico, foi desenvolvido o tema-problema, com o principal objetivo de analisar os fatores que motivam os alunos, a praticar atividade física em contexto escolar, independentemente, de o trabalho ser realizado de forma presencial ou à distância, em atividades de grupos homogéneos ou heterogéneos, com aulas em formato de circuito ou jogo, em modalidades individuais ou coletivas.
This internship report is a summary of the entire process developed throughout this Pedagogical Internship, describing all the knowledge that was acquired and how it was applied. This phase of academic training is the culmination of a whole path of learning that were acquired and applied in a real context, in Basic School Dr.ª Mª Alice Gouveia, in Coimbra, with class A of 9th grade, in the school year 2020/2021, under the Pedagogical Internship of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education, Faculty of Sports Science and Physical Education, University of Coimbra. Thus, this document serves as a way to analyze and critically evaluate the teaching practice, presenting the decisions taken, strategies adopted, successes and failures experienced during this school year. In the first phase, a characterization of the context of the practice developed and a presentation of initial expectations are made. Then, an approach is made in the form of reflection, the teaching-learning activities, including planning, implementation, evaluation, school organization and management activities, projects and educational partnerships and, finally, the ethical-professional attitude. Simultaneously with the pedagogical internship, the theme-problem was developed, with the main objective of analyzing the factors that motivate students to practice physical activity in a school context, regardless of whether the work is done face-to-face or remotely, in activities of homogeneous or heterogeneous groups, with classes in circuit or game format, in individual or collective modalities.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/97407
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Est_CláudiaAndrade_2020.21.pdf2.22 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

81
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

49
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons