Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97403
Title: Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica n2 da Pampilhosa do Botão, junto da turma do 8ºA3, no ano letivo 2020/2021
Other Titles: TEACHER TRAINING REPORT, DEVELOPED AT PAMPILHOSA DO BOTÃO N2 BASIC SCHOOL, WITH THE A3 CLASS OF 8th GRADE, IN THE 2020/2021 SCHOOL YEAR
Authors: Dias, Filipe Miguel Duarte
Orientador: Carvalho, Maria de Lurdes Tristão Ávila
Keywords: Educação Física; Estágio Pedagógico; Intervenção Pedagógica; Perceção; Physical Education; Teacher Training; Pedagogical Intervention; Perception
Issue Date: 12-Jul-2021
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA N2 DA PAMPILHOSA DO BOTÃO, JUNTO DA TURMA DO 8ºA3, NO ANO LETIVO 2020/2021
Place of publication or event: Escola Básica N2 da Pampilhosa do Botão
Abstract: O presente relatório representa todo o processo desenvolvido no Estágio Pedagógico, este descreve todos os conhecimentos adquiridos durante os anos de formação académica anterior, realizando a transição da teoria à prática. Assim, este relatório representa a conclusão do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O mesmo foi desenvolvido na Escola Básica N2 da Pampilhosa do Botão, junto da turma A3 do 8º ano de escolaridade, no decorrer do ano letivo de 2020/2021.Neste documento está representado toda a componente prática realizada de forma sistemática, assim como todas as decisões, estratégias, sucessos e fracassos, pelo qual passámos durante o presente ano letivo. Assim como a descrição de todo o planeamento, a realização e avaliação das práticas, com vista ao desenvolvimento dos conhecimentos e competências dos alunos.Neste sentido, este documento organiza-se por três capítulos. O primeiro capítulo é alusivo à caracterização do contexto da prática desenvolvida, composto pelas expectativas iniciais, pelo projeto formativo e pela caracterização do contexto. O segundo capítulo, dividido em quatro, diz respeito à análise reflexiva sobre a prática pedagógica, no qual realizamos uma reflexão aprofundada sobre as várias áreas integrantes do Estágio Pedagógico, nomeadamente, as atividades de ensino-aprendizagem, a organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas e a atitude ético-profissional. Foi necessário incluir, também, neste capítulo, a modalidade de Ensino à Distância. Por último, o terceiro capítulo destina-se ao aprofundamento do Tema-Problema, caracterizado pela análise das perceções sobre a intervenção pedagógica dos professores e respetivos alunos.
This report represents the entire process developed in the Teacher Training, which describes all the knowledge adquired during the years of previous academic training, performing the transitioning from theory to practice. Thus, this report represents the conclusion of the Master's degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, of the faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. The same was developed at the N2 Basic School of Pampilhosa do Botão, with the A3 class of the 8th grade, during the 2020/2021 school year.This document represents the entire practical component carried out in a systematic way, as well as all decisions, strategies, successes and failures, we have gone through during this school year. As well as the description of all planning, realization and evaluation of practices, with a view to developing students’ knowledge and skills.In this sense, this document is organized by three chapters. The first chapter is allusive to the characterization of the context of the practice developed, composed of initial expectations, the training project and the characterization of the context. The second chapter, divided into four, concerns the reflective analysis of pedagogical practice, in which we carry out an in-depth reflection on the various areas that are part of the Teacher Training, namely teaching-learning activities, school organization and management, projects and educational partnerships and ethical-professional attitude. It was also necessary to include in this chapter the Distance Learning modality. Finally, the third chapter is intended to deepen the Theme-Problem, characterized by the analysis of perceptions about the pedagogical intervention of teachers and their students.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/97403
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg2021_Filipe_Dias.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

40
checked on May 8, 2024

Download(s)

41
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons