Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97401
Title: Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria no Ano Letivo 2020/2021 - Motivações dos Estudantes do Ensino Básico e Secundário para a Educação Física antes e após o confinamento por motivo da COVID-19: Estudo Comparativo entre Praticantes e Não Praticantes de Desporto Federado
Other Titles: Teacher Training Final Report Realised at Escola Secundária Infanta Dona Maria in the Academic Year 2020/2021- Students Motivations for Physical Education Classes before and after lockdown due to COVID-19: Comparative Study Between Practitioners and Non-Practitioners of Federated Sport
Authors: Silva, Elisabete Sofia Varela
Orientador: Rosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar
Keywords: Formação docente; Estágio Pedagógico; Práticas pedagógicas; Reflexão crítica; Construção de saberes; Teacher training; Pedagogical intership; Pedagogical practices; Critical reflection; Knowledge construction
Issue Date: 13-Jul-2021
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria no Ano Letivo 2020/2021 - Motivações dos Estudantes do Ensino Básico e Secundário para a Educação Física antes e após o confinamento por motivo da COVID-19: Estudo Comparativo entre Praticantes e Não Praticantes de Desporto Federado
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O Estágio Pedagógico constitui-se como o primeiro contacto com a área docente, culminando no desenvolvimento de um conjunto de aprendizagens e saberes, inerentes à sua prática e essenciais para a intervenção pedagógica futura. Em seu torno, predominam os momentos de reflexão, pela promoção de uma consciência crítica sobre as práticas pedagógicas e o saber do futuro professor, analisando-se todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo. O presente documento constitui um Relatório de Estágio, no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, integrado no plano de estudos do 2º Ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS), da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF), da Universidade de Coimbra (UC), no ano letivo 2020/2021. A supervisão de todo o processo desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria junto da turma A do 7º ano, no âmbito da disciplina de Educação Física, foi realizada por dois professores, um Professor Orientador da respetiva escola e um Professor Supervisor da FCDEF-UC. O trabalho encontra-se dividido em três capítulos: o Capítulo I, destina-se à apresentação das expectativas iniciais e à contextualização do meio onde ocorreu a prática, incluindo-se a caracterização da escola, turma, grupo disciplinar e núcleo de estágio; o Capítulo II, destina-se à análise reflexiva sobre a prática pedagógica nas diferentes áreas de intervenção, anunciando-se os seus domínios e as questões dilemáticas em seu torno; o Capítulo III, centra-se no tema-problema, intitulado por “Motivações dos estudantes do ensino Básico e Secundário para a Educação Física antes e após o confinamento por motivo da COVID-19: estudo comparativo entre praticantes e não praticantes de Desporto Federado”.
The Pedagogical Internship is the first contact with the teaching area, culminating in the development of a set of learning and knowledge inherent to the teaching practice and essential for future pedagogical intervention. Around it, moments of reflection predominate, by promoting a critical consciousness about pedagogical practices and the future teacher's knowledge, analyzing all the work developed throughout the school year. This document is an Internship Report, within the scope of the Pedagogical Training Course, integrated in the study plan of the 2nd Year of the master’s in physical education teaching in Primary and Secondary Education (MEEFEBS), of the Faculty of Sports Science and Physical Education (FCDEF), University of Coimbra (UC), in the academic year 2020/2021. The supervision of the whole process developed at Infanta Dona Maria Secondary School with the class of 7thA, within the scope of Physical Education, was carried out by two teachers, a Guidance Teacher from the respective school and a Supervisor Teacher from FCDEF-UC. The paper is divided into three chapters: Chapter I is aimed at presenting the initial expectations and the contextualization of the where the practice took place, including the characterization of the school, class, disciplinary group, and internship core; Chapter II is a reflective analysis on the pedagogical practice in the different areas of intervention, announcing its domains and the dilemma issues around it, and Chapter III focuses on the problematic issue, entitled "Students motivations for physical education classes before and after lockdown due to COVID-19: comparative study between practitioners and non-practitioners of federated sport”.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/97401
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de estágio_Elisabete Silva_2019191402.pdf9.1 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

119
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

130
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons