Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/974
Title: Do vínculo ao suporte social : aspectos psicodinâmicos em sujeitos com deficiências físicas adquiridas
Authors: Oliveira, Rui Aragão Aleixo Neves de 
Orientador: Dias, Carlos Amaral
Keywords: Psicologia clínica; Escala de Locus Control na Recuperação; Escala Instrumental de Suporte Social
Issue Date: 16-Jul-1999
Citation: OLIVEIRA, Rui Aragão - Do vínculo ao suporte social : aspectos psicodinâmicos em sujeitos com deficiências físicas adquiridas. Coimbra, 1998.
Abstract: Baseando-se em concepções psicodinâmicas de vinculação e de percepção do suporte social, no conceito de continente social e nos mecanismos de identificação projectiva, enquadrados na dinâmica continente-conteúdo, o autor analisa o carácter das relações sociais e dos níveis de independência funcional, através de um estudo correlacional longitudinal (até ao 6 mês de evolução), de doentes com incapacidades físicas adquiridas (53 hemiplégicos vítimas de acidente vascular cerebral e 50 amputados). Utiliza como metodologia, a Medida de Independência Funcional (Laíns, 1990), o questionário do suporte comunitário e integração em redes (Ensel, 1986), a escala de caracterização da rede de suporte e tipologia (Morgan, 1984), a Escala de Locus de controlo na Recuperação (Oliveira e Paixão (1998) e a Escala Instrumental e Expressiva do Suporte Social (Paixão, 1996). Conclui que há quase uma total ausência de estruturas de apoio comunitário, constatando uma significativa relação entre a percepção do suporte social e os níveis funcionais, sendo que a dimensão emocional se destaca em termos de importância e influência. As diversas dimensões do suporte social (rede, questionário do suporte comunitários, e percepção do suporte social), revelam-se não só bem diferenciadas, como a sua importância aparenta ser consideravelmente diversificada, levando a supor a diferenciação dos constructos. A idade e a percepção do suporte social surgem na globalidade, como os elementos determinantes na recuperação funcional. Palavras-Chave: hemiplégicos, amputados, suporte social, percepção do suporte social, incapacidades.
Description: Tese de doutoramento em Psicologia (Psicologia Clinica) apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/974
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s) 50

574
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.