Title: Do vínculo ao suporte social : aspectos psicodinâmicos em sujeitos com deficiências físicas adquiridas
Authors: Oliveira, Rui Aragão Aleixo Neves de 
Keywords: Psicologia clínica;Escala de Locus Control na Recuperação;Escala Instrumental de Suporte Social
Issue Date: 16-Jul-1999
Citation: OLIVEIRA, Rui Aragão - Do vínculo ao suporte social : aspectos psicodinâmicos em sujeitos com deficiências físicas adquiridas. Coimbra, 1998.
Abstract: Baseando-se em concepções psicodinâmicas de vinculação e de percepção do suporte social, no conceito de continente social e nos mecanismos de identificação projectiva, enquadrados na dinâmica continente-conteúdo, o autor analisa o carácter das relações sociais e dos níveis de independência funcional, através de um estudo correlacional longitudinal (até ao 6 mês de evolução), de doentes com incapacidades físicas adquiridas (53 hemiplégicos vítimas de acidente vascular cerebral e 50 amputados). Utiliza como metodologia, a Medida de Independência Funcional (Laíns, 1990), o questionário do suporte comunitário e integração em redes (Ensel, 1986), a escala de caracterização da rede de suporte e tipologia (Morgan, 1984), a Escala de Locus de controlo na Recuperação (Oliveira e Paixão (1998) e a Escala Instrumental e Expressiva do Suporte Social (Paixão, 1996). Conclui que há quase uma total ausência de estruturas de apoio comunitário, constatando uma significativa relação entre a percepção do suporte social e os níveis funcionais, sendo que a dimensão emocional se destaca em termos de importância e influência. As diversas dimensões do suporte social (rede, questionário do suporte comunitários, e percepção do suporte social), revelam-se não só bem diferenciadas, como a sua importância aparenta ser consideravelmente diversificada, levando a supor a diferenciação dos constructos. A idade e a percepção do suporte social surgem na globalidade, como os elementos determinantes na recuperação funcional. Palavras-Chave: hemiplégicos, amputados, suporte social, percepção do suporte social, incapacidades.
Description: Tese de doutoramento em Psicologia (Psicologia Clinica) apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/974
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ficheiro_temporario.pdf8.8 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.